CABO DE SANTO AGOSTINHO, 01 DE SETEMBRO DE 2016
org. professor Demetrius Bazan / Artigo de pós graduação em Gestão de Marketing
Rosineide Maria dos Santos / Silva
Capítulo 7 p. 166 -203 do livro Gestão de Marketing: Repensando Ações para Encantar o Consumidor.
7. UMA ANÁLISE ACERCA DO MARKETING PESSOAL: A TENTATIVA DE RECUPERAÇÃO DA AUTOESTIMA DAS PESSOAS ATRAVÉS DO CONSUMO DE SERVIÇOS NO SEGMENTO COMERCIAL DE BELEZA.
1.INTRODUÇÃO
As pessoas normalmente são bem ou
mal vistas, de acordo com o que aparentemente representam, a aparência é um
fator que pode abrir ou fechar portas, o que nos faz ter acesso inicial a
qualquer coisa é de acordo como nos apresentamos, como as pessoas nos vêem e
como somos aceitos em determinados ambientes é o que pode determinar,
inicialmente o nosso próximo passo, o desempenho, comportamento ou simplesmente
a forma visual de expressão, situações que
pode causar ansiedade e constrangimento ao indivíduo, afetando a auto estima, pairando no ar uma cera
frustração, vergonha, podendo desencadear sintomas muito prejudiciais ao ser
humano, como a depressão.
Muitas vezes a depressão pode ter a
ver com a timidez, falta de autoestima, insegurança, traumas que podem
comprometer a aparecia, fragilidade na saúde, ansiedade. Uma simples melhora no visual pode fazer uma
grande diferença, devolver uma certa estabilidade no aspecto visual, equilibrando grande parte da
consciência, tudo isso traz muitos problemas ao indivíduo no âmbito social,
começando pela parte onde ninguém consegue ver, o sub consciente da pessoa.
É necessário utilizar ferramentas
para que a atuação dos indivíduos traga interação, satisfação e para que venha
colaborar com o crescimento pessoal e do ambiente em que ele esteja vivendo.
Fazer uso do marketing pessoal, como ferramenta principal para um bom
desempenho no seu dia faz toda a diferença, para que a autoestima faça parte da
rotina de indústria e o comércio, ambos tem
trilhado um só ideal, busca
incansável do equilíbrio emocional e físico das classes, que unidas em favor de
uma vida saudável e de expectativas de
crescentes resultados positivos, embalam numa dança sem intervalo, pois
não se pode perder tempo, todo o tempo é usado para preparo de mais ingredientes que possam
sanar as dores físicas e psíquica de um
povo, cansado e guerreiro por uma sobrevivência mais amena de problemas.
Um fator que representa um
percentual pequeno em relação ao corpo humano e que agrega um valor para muitos,
grandioso é o cabelo humano. O cabelo traz consigo, mitos e histórias, como o
de que ao cortar os cabelos de sanção, sua força se perdeu, comadre fulôzinha, um
item do folclore brasileiro, que trançava os cabelos dos cavalos dando sinais
de que ela esteve por ali, o conto de Rapunzel, moça presa em uma torre que
seus cabelos enormes serviam para ajudar a levar o príncipe ao seu encontro e
salvá-la, em fim, tudo isso leva a viajar em um passado que já dizia que os
cabelos tinha muito mais importância do que simplesmente cobrir a cabeça.
Existem outros contos, mitos e
verdades sobre o material valioso que nasce no couro cabeludo, para aquecer
nosso corpo, para acabamento e moldura do nosso
rosto em fim, objeto que serve como vaidade, regulador de auto estima
para quase todos os que os possuem, a
maioria enfraquece ao perder os cabelos, primeiro por achar que tem algo errado
no organismo, segundo, por não ser normal não ter cabelos, mesmo que com o
passar do tempo muita gente sinta-se
normal estar careca, atribuindo as funções naturais de hereditariedade,
mas o fato pode afetar diretamente
a auto estima, reduzindo toda a
expectativa positiva que o indivíduo tinha e levar a pessoa a ter pouco ânimo, desespero e a busca desenfreada
de algo que lhe devolva imediatamente os cabelos, muitas vezes não se
importando com mais nada, tudo pode estar bem, o trabalho, a família, mas por
faltar parte dos cabelos ou a calvície completa, nada mais tem importância, só
ter a identidade de volta com os cabelos é o que lhe importa.
A importância dos cabelos, próteses
capilares, os tipos, cores, formas e quantidades, tudo o que importa para uma
renovação da autoestima pode vir de coisas simples, mas não menos importantes
como o cabelo humano, inicialmente, os cabelos eram tidos apenas como parte do
corpo humano, depois, com o passar do tempo foi atribuído ao mesmo diversas qualificações que os
fizeram crescer em um mercado muito mais amplo.
Os barbeiros antigamente davam
conta de simplesmente eliminar os cabelos, pois cresciam de forma desordenada
deixando a higiene do couro cabeludo um tanto difícil, pois a eles era atribuído o aparecimento de piolhos principalmente nas crianças,
depois foram adquirindo formas diferenciadas, e logo representando conceitos como tipos de cortes, estilo militar Por exemplo, e depois
com a globalização veio o acesso as informações juntamente
com os problemas e soluções administradas pelo mercado consumista, providenciando a
constante oferta e procura, numa balançar que hora sobe e hora desce, fazendo
um oscilar permanente, quantidade, qualidade, preço, tipo, cor, espessura,
textura e tamanho, em fim o modismo tomou conta das áreas de atuação do cabelo,
fazendo de um item tão comum, passar a
ser ícone representativo de charme, elegância ganhando um valor não estimado,
surpreendendo cada vez mais a humanidade e sendo necessário muito investimento em tecnologia para desvendar o
quanto ainda pode ser feito nessa área dos cabelos humanos. Uma fonte de renda,
de estudo, aprimoramento, e fortalecimento de um mercado, transformando o
cabelo humano em máquina produtiva que atrai cada vez mais investimento na área
capilar de cosméticos e principalmente da matéria prima que tem como principal
matéria, o próprio cabelo, muita tecnologia é importada de diversos lugares
para saciar a fome de reforma capilar que o mundo necessita, transformando um
simples ato de cortar os cabelo, para quem tem cabelos grandes numa forma de
ganhar algum dinheiro.
O caos que está hoje afeta o
psicológico das pessoas, o tempo corrido, muito stress e afadiga que a vida da
correria proporciona, em busca de uma sobrevivência,pode ser primordial para o
ser humano os inúmeros itens que fazem bem e devolve a autoestima, o fato do
cabelo humano e todos os acompanhamentos que unidos se tornam um tratamento
estimulante para ao amanhecer do dia a dia, serviços muito importantes podem
estar por traz da manutenção e do Incentivo às pessoas erguerem a cabeça,
pessoas com déficit mito considerável em seus cabelos, traumas adquiridos com o
tempo como tricotilomania, onde ocorre a perda dos cabelos através de puxões
nos fios de cabelos arrancados um a um, pela própria pessoa, movida a
ansiedade, pela falta de algo, ou pela simples mania adquirida, infelizmente
esses tipos de mania não é raro.
Cresce a cada ano casos desse tipo,
pode haver tratamento eficaz, mas depende muito mais do psicológico, além do
medicamento, existem tratamentos e reparos, enxertos de materiais
importantíssimos que reparam partes da calvície ou para ajudar no resgate da
cidadania e da melhoria da qualidade de vida de diversos indivíduos, no Brasil e no mundo.
Para obter um visual saudável é
necessário, além de processos naturais, guiados pela alimentação saudável, atividades
físicas, mas para que haja melhorias nas condições visual, é necessário a
captação de materiais específicos, trazidos de muitos lugares, investimento
em tecnologia, ampliação de estudos
que ultrapassem as barreiras dos países
em busca de matéria orgânica ou do tipo, como o cabelo humano que ajuda a fortalecer a economia mundial como
fonte de inspiração para diversos cosméticos, onde tudo
está em constante crescimento.
O empreendedorismo faz parte da
vida de todos desde o inicio dos tempos, onde pessoas comuns confeccionavam
artigos artesanais, para ajudar na alimentação da família, algo como comidas,
vestimentas e produtos naturais como cremes para cabelo, óleos, perfume, até
chegar no uso de materiais como cabelo humano, transformar os fios soltos em aproveitamento total e
renovação da auto estima, confecções de perucas, alongamentos capilares e
outros acessórios, na época, ter uma barraquinha na frente de casa fazia toda a
diferença no final da semana,havia dignidade e barriga cheia, cuidar da
família, ser útil e fazer parte do crescimento dos seus ideais, faz parte do
mecanismo de criação que o empreendedor leva consigo.
1.1.OBJETIVOS
São apresentados os objetivos que
nortearam este trabalho de conclusão de curso.
1.1.1.OBJETIVO
GERAL
Descrever
e abordar métodos que demonstre que cabelo o humano, somado a acessórios de
beleza, podem influenciar diretamente no marketing pessoal e até na saúde
psicológica, podendo elevar a autoestima, levando a uma relação dupla de
satisfação, do indivíduo, consumidor e a organização fornecedora no mercado, desencadeando um grande potencial econômico.
1.1.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Demonstrar como
utilizar a reposição capilar para diminuir o constrangimento das pessoas ao
serem acometidas por uma intervenção cirúrgica ou tratamento médicos, cuja a
reação traz o transtorno de perdas de cabelos, cuidando da auto estima das
pessoas e proporcionando bem estar e elevação da auto estima.
Apresentar
estudo de casos, onde as pessoas passam por dificuldades e recuperam a
autoestima através da renovação da estética do couro cabeludo, para que seu
marketing pessoal seja positivo perante a sociedade.
Descrever
como o marketing pessoal pode está diretamente ligado a geração de emprego e
renda, significa dizer que a exposição das pessoas para o mundo, a representação
simbólica da figura exposta, é avaliada de acordo com a leitura feita pelos
outros a seu respeito, e com o que de fato a pessoa expressa com suas atitudes,
e formas diversas de expressão, trabalhar o marketing pessoal, significa
demonstrar para que veio e para onde
quer ir, prestar atenção nessas portas de avaliações é o que faz qualquer ser
humano chegar a ter sucesso no que
deseja, e muitos fatores pode atrapalha esse desenvolvimento, ou inibir o potencial
verdadeiro da pessoa, isso deve ser trabalhado.
1.2 JUSTIFICATIVA
No
intuito de tentar amenizar dores, frustrações, buscar a renovação da
autoestima, melhorar a qualidade de vida das pessoas, e mostrar que com a
tecnologia, mecanismo humano, desenvolvimento de técnicas, de forma indireta, de
parte de distúrbios ou desvios de conduta de pessoas que muitas vezes sem
perceber, utilizam formas pouco convencionais para distrair ou resolver acalmar
os ânimos de um dia de estresse e de grande pressão psicológica em momentos de
tensão ou de medo.
O
stress e a ansiedade dão lugar á práticas estranhas, mas muito mais comum do
que se imagina, quem sofre com a doença tricotilomania, tende a causar danos
quase irreparáveis, consiste em fazer com que o individuo arranque com as mãos
os cabelos uma a um, existem pessoas que só arrancam outras que comem o bulbo
capilar que sai junto com cada cabelo arrancado, as pessoas que tem esse
transtorno, sentem prazer em sentir a dor do bulbo capilar sendo arrancada, a
sensação é boa, pois essa dor é que faz ser tão agradável esse tipo de vício,
existem áreas da cabeça que são mais sensíveis para uns e não para outros, as
pessoas que tem essa mania muitas vezes escondem de todos e só quando está
grave a situação é que ela procura ajuda psicológica.
Em
paralelo com o tratamento medico é necessário que a pessoas pare de arrancar os
cabelos e procure repor os fios de forma artificial, par ajudar na recuperação
da pele coberta com cabelos é ai que entra o uso de serviços para a renovação
da autoestima, com materiais importados, full lace, é utilizado em reparos de
partes de couro cabeludo com ou sem cabelos devolvendo de forma artificial os
cabelos dos indivíduos, a utilização de serviços capilares em várias situações,
como podem ser essenciais para o desenvolvimento de um produto e ou serviço, voltado á capacitação de pessoas e
contratação de mão de obra qualificada e de suporte básico, com fornecedores, entregadores, vendedores e
comercio em geral, dedicados em harmonia, fortalecendo o mercado e gerando
emprego e renda, podem ser essenciais para ajudar no tratamento, dando
condições e força às pessoas para enfrentar uma batalha árdua contra problemas
relacionados á auto estima relacionando diretamente os cabelos à saúde, de
forma que a falta deles pode afetar diretamente as pessoas que apresentam para seu ambiente social.
A
perda dos cabelos como a perda da satisfação, da beleza, e da dignidade, que
por mais que se fale que não importa tanto, que pode ser usado um lenço, as
pessoas na maioria das vezes não tem se conformado, primeiro por que a mídia
não tem um investimento em vendas de lenço, é mais rentável a venda dos
cabelos, mesmo que sejam sintéticos.
A
imagem de pessoas com cabelos, faz com que o comércio tenha crescimento em
vendas, em pró do realçar de uma estética, comum mas que no momento haverá
perdido, devido a tratamentos ou um outro incidente. Os cabelos loiros, grandes ou curtos, tem
feito o mercado só ganhar, a cada corte e a cada cor, o embelezamento dos
cabelos, torná-los revigorados, faz com
que as vendas de cosméticos, que servem
para embelezar os cabelos, crescerem a cada dia e ganharem novos adeptos. Os cabelos masculinos, não
tinha um envolvimento muito intenso com esse mercado, não era muito comum
tratar de cabelos, os homens antigamente
só cortavam, hoje, homens não se conformam em perder seus cabelos e investem
muito dinheiro e tempo na reparação dos cabelos, essa novidade chega para
todos, inclusive a outros homens que ao perceber que a demanda de homens que aumenta com frequência começam a utilizar
mais serviços dentro de salões e barbearias.
Está
aumentando a procura de cuidados para homens nos salões de belezas e
barbearias, serviços que antes só mulheres, os homens passaram a aderir a
diversos tipo de serviço. Hoje mais procurados, os salões de beleza , tende a
melhorar e diversificar os tipos de produtos e de serviços para homens, pois as
unhas e as sobrancelhas, ganham novos adeptos, em seguida a depilação. O simples corte de cabelo hoje vem acompanhado
com limpeza de pele, depilação, sobrancelhas, unhas, barba, tintura e até
relaxamento, pois os cabelos dos homens estão ficando mais bonitos e macios,
mais bem tratados, esses serviços interferem diretamente o lado psicológico,
podendo causar muita satisfação.
1.3 PROBLEMA DE PESQUISA
Os
problemas enfrentados por pessoas das mais diversas classes sociais na
atualidade, traz uma inquietação, vem incentivando a busca de algumas soluções mesmo que paliativas, mas
que conforte o interior de muitas pessoas, fazendo com que esse processo apareça
claramente na vivencia de cada uma delas, nos ambientes de trabalho, na vida
familiar e principalmente o encontro com sigo mesma, que muitas pessoas estavam
adiando, ou simplesmente se perderam de si, quando foram tomadas por algo grave
que lhes tiraram a força de viver.
Pessoas
são movidas a alegria, alimento da alma, uma alma fraca sem ânimo, podemos ver
em pessoas que estão perdendo seus cabelos,
devolver a alegria de ter cabelos é uma forma de acender a lamparina da vida,
devolver a esperança, para muitos significa estar novamente de roupas pois
quando se perda os cabelos sentem-se não só com as cabeças nuas, mas até parece
que estão despidas literalmente de roupas e de atitude e expostas ao sol da
discriminação e do preconceito, algo que inicia internamente e que é combatido
todos os dias pelos meios de comunicação para amenizar o desconforto que se adquire,
quando se adquire doenças ou distúrbios que afetam diretamente os “hormônios”
dos cabelos.
Diante
do exposto, lança-se o seguinte problema de pesquisa: Como o consumo de serviços de beleza pode recuperar a autoestima dos
consumidores?
Os
serviços de beleza trata diretamente o estado emocional das pessoas, na maioria
das vezes quem procura algum serviço de beleza, busca não somente o resultado
bruto, busca junto a esse resultado uma satisfação, um prazer em se ver melhor
para ser visto melhor, com melhor aparência, além disso, busca um realização
interior, pois quando alguém vai utilizar qualquer serviço, mesmo sendo por
motivo imposto, como no caso de soldados no exercito, ele faz uso do serviço de
corte de cabelo para permanecer no mundo comum, onde o padrão pré-estabelecido,
exige que os cabelos dos soldados estejam sempre de cabelos cortados, assim a
figura do soldado, não fica fora de um de um padrão comum, onde ele se predispôs
a permanecer.
No
caso de pessoas fora de um regime mais seleto, e envolto a um mundo de críticos
e avaliadores, termômetro do tempo e do espaço, com seus pontos de vista e com
maior número de padrões a seguir, quem não se mantém em um patamar, onde um dos
conceitos diz que a aparência saudável, de corpo e mente, representa mais de
50% de uma condição que permite uma breve avaliação da sociedade, sobre o
estado emocional da pessoa, a condição social, e até mesmo a condição
psicológica.
Há
uma grande diferença em buscar satisfação em serviços de beleza por livre e
espontânea vontade, e buscar por necessidade, quando se busca por vontade,
tende-se a escolher algo que traga um prazer, de forma agradável, para
simplesmente manter-se em um padrão de
uma comunidade ou grupo social, onde a renovação da autoestima é constante com
pequenos gestos com menos impacto, já no caso de quem busca o segmento de
beleza, para poder fazer parte de uma comunidade ou grupo social, já está à
parte dele, o esforço será maior, começando pela a própria aceitação, não é
fácil ser diferente, mas estar diferente, é pior, viver de forma retraída, sem perspectiva de mudança natural,
é muito angustiante.
Fazendo
uso de mecanismos criados para sanar essas dores, é que o mercado de serviços
de salão vem crescendo a cada dia, com o grande nível de satisfação, criando
acessórios que reparam as perdas diversas que as pessoas tem ao longo da sua
vida. Temos artigos confeccionados manualmente e industrializado, para cobrir,
amenizar, substituir e aprimorar resultados que devolvem a total melhora na
condição de vida interior das pessoas, cuidando a partir do aspecto físico,
como no caso de produtos e serviços criados para a manutenção da qualidade de
vida dos humanos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Serão
abordados teorias e conceitos da área de marketing pessoal, auto estima,
serviços de beleza e estudo de casos em que houve ligação com fatos da natureza
estudada, abordando situações de cuidados especiais dentro e fora da
organização, nesse capítulo ilustraremos as teorias e autores que motivaram
essa pesquisa.
2.1 AUTOESTIMA
A
autoestima é um estado de espírito que determina o grau de satisfação das
pessoas, estado de ânimo, ou desânimo, motivação e saúde psicológica, podemos citar algumas doenças
autoimune, ou de difícil tratamento como o câncer,que representa não somente
uma doença, mas com ela vem também o medo de quanto o tratamento pode
prejudicar o aspecto físico, depois do psicológico. Por ser uma doença que mata muito até hoje, o
câncer vem trazendo além de todo o desconforto que causa, ainda a possibilidade
e na maioria das vezes, perda de cabelos e outros efeitos colaterais que o
tratamento provoca, pelo fato de alguns casos trazerem mito desconforto, um mal
estar e a perda parcial ou total de partes como os seios, em se tratando de câncer de mama.
Além
do desconforto de estar doente, ainda recai sobre as pessoas o preconceito,
por falta de conhecimento e pela
insegurança, as pessoas preocupadas em manter a integridade física, acabam
olhando para o próximo com um olhar crítico, de medo ou de nojo e por outro
lado a pessoa em questão se sente com muito mais constrangida, por não ser
compreendido, ou simplesmente ignorado, por isso que tudo o que se puder fazer
para amenizar os aspectos que deixem as pessoas em situações constrangedoras,
puderem ser evitados, maquiados ou sanados é valido e representa muito para
ambos, pois se for acolhido e orientado e tiver acesso a cuidados e tratamento
que previna essa situação, a pessoa fica muito mais fortalecido.
O
estado de espírito que se retém no momento da avaliação, é quem determina se a
autoestima está elevada ou baixa, como se trata de estado, não se tem uma constante,
uma estabilidade contínua, o sentido das coisas vão se construindo de modo que
o indivíduo se depara com situações, que para manter uma autoestima positiva, é
necessário uma constante manutenção em vários fatores da vida da pessoa, a
autoestima baixa, pode trazer complicações em toda a vida do indivíduo, podendo
comprometer o desempenho de suas atividades, e com o passar do tempo as
condições dele viver cada vez mais angustiado, pode acarretar em um mau humor,
falta de confiança e muitos coisas decorrente desse estado de espírito, até
pode comprometer o
indivíduo,
e afetar o seu desempenho, no trabalho, na escola e em todo seu dia a dia, manter
a autoestima em equilíbrio é um fator muito importante, manter um bom humor
também requer um certo esforço, de acordo com as dificuldades
diárias.
As crianças e adolescentes sofrem muito com o
impacto que recebem todos os dias nas escolas, nas ruas e até dentro de casa,
pois as próprios parentes podem agredir as pequenos sem se dar conta da
gravidade da situação, colocando apelidos e enfatizando fatores que os deixam
constrangidos, os fazendo sofrer e causando
muitas vezes um trauma carregado por muito tempo pela vida à fora,
sabendo que “A família é a principal fonte de
apoio estável, que podem servir de bússola para guiar nossos passos nos labirintos da vida, é
também fundamental o papel da
escola”(ASSIS; QUINTES, 2004, p.10), na prática isso não é muito comum ser
avaliado entre eles.
A
aprendizagem que os adolescentes adquirem com o convívio social pode refletir
em sua formação para toda vida, de acordo com esse entendimento podemos dizer
que:
“A
construção de uma boa auto estima surge como alicerce de força de vida. Está profundamente associada à resistência,
ou seja, a combinação entre flexibilidade
força para enfrentar os obstáculos, à criatividade para encontrar saída,
à visão otimista, às esperanças e a fé, e ao clivo da alegria pelas coisas
simples, com isso amplia-se a capacidade amorosa, permitindo a celebração da
vida e possibilidade de sonhar” (ASSIS; QUINTES, 2004, p.9).
Cuidar
da própria imagem, é um bom começo, tratar da sua “marca”, ajuda a trabalhar
sua valorização pessoal na área profissional, a tendência e chegar ao sucesso. A sociedade cada vez tem se tornado visual,
por esse motivo a injeção em valorizar a aparência pode fazer toda a diferença,
para que possamos complementar o quanto é importante para a humanidade o cabelo
humano, vamos abordar situações em que a tentativa de recuperar a auto estima das pessoas através
de consumo de serviços no segmento comercial de beleza, usaremos o cabelo
humano como fonte principal pra abordagem de todos os aspectos a serem
mostrados nesse trabalho, levando em consideração que o cabelo faz parte da
maioria das pessoas ,que acompanham o ser humano desde o nascimento
deveriam acompanhar sempre, o que muitas
vezes não ocorre, a importância se dá tanto pela presença dos cabelos, como pela ausência.
Se
tem cabelos e permanece com eles, pode até passar despercebido, pois é um
detalhe comum a todos os seres humanos, mas se a pessoa perceber que esta ficando sem seus cabelos, logo passa a se
incomodar. Os cabelos com vida, balanço,
brilho, desperta a atenção para a aparência pode informar se uma pessoa que está bem aparentemente, basta
um corte ou uma modelagem para que a auto estima já se faça presente.
Em
todos os espaços da vida das pessoas a autoestima é necessária e deve se fazer
presente, desde as pessoas envolvidas na
melhoria de vida e reanimação de outras, como
em muitos casos de depressão na situação em que haja perda de cabelos,
descaracterizando o comum do ser, que antes era comum ter o cabelos, a perda de
cabelos, para o marketing pessoal, onde a aparência e desenvoltura, elegância,
charme ou qualquer outro fator que de caracterize o indivíduo, o rotula e
os distingue dos demais, por fatores externos vindo a provocar situações em que deixem a desejar, que venham
oprimir o impossibilitado de se comunicar, afetando o desenvolvimento
psicológico, ou de âmbito social, deixando de alguma forma o indivíduo.
O
cabelo humano somado a segmentos pode chegar a ser responsável por dar às pessoas com problemas de depressão um escape, ajudando
na renovação da auto estima e da qualidade de vida, estimulando o ego assim
alimentando um comércio que a cada ano aumenta, proporcionado ganhos na
economia e geração de emprego e renda
e fortalecimento do bem estar das pessoa
chegando a um objetivo que é a elevação
da auto estima e a satisfação das pessoas ajudando no tratamento da depressão e
elevando os ganhos no âmbito empresarial em diversas cidades. Com base inicial na minha área profissional e
na impressionante trajetória de valores e preços e preços que o cabelo propõe e
navega,sempre trazendo expectativas de
crescimento, cuidando de frustrações, fazendo rir e chorar,afirmo que o cabelo é um elemento natural que remete a igualdade entre os seres humanos, todos
ganham cabelos desde o nascimento, e ao
passar dos tempos sofrem variações de acordo com a genética, produtos químicos
usados, tipo de trabalho que executam e muitos outros fatores que podem levar a
perda dos cabelos, que podem rotular as pessoas, dando lhes características de
identificação, caracterizar culturas,
costumes, mitos, rituais e ao mesmo tempo fazendo alavancar a economia mundial
de forma absurda e desenfreada, com
fragrâncias, cores e derivados.
No
caso em que os cabelos são perdidos, a
curto prazo, o indivíduo começa a se mostrar um tanto preocupado, mas pelo fato
da perda ser gradativa, muitas pessoas podem não perceber, que com o passar dos anos os cabelos foram se perdendo, aí pode surgir uma insatisfação, em algumas pessoas.
Há casos em que essa falta de cabelos não parece trazer insatisfação, a falta
de cabelos não afeta sua auto estima imediatamente, possivelmente só a longo
prazo essa pessoa venha a reclamar, muitos reclamam e não fazem nada, mas a
maioria, reage de forma que não aceitando a condição de falta de cabelos em
algumas áreas, raspam a cabeça deixando logo uniforme, já que não tem
conhecimento, dinheiro ou não dão importância a esse detalhe a ponto de buscar
uma alternativa mais atraente, o que para muitos outros pode ser primordial, principalmente
quando há aparentemente uma insatisfação,
principalmente quando utilizam calvície, para pontuar, qualificar ou
simplesmente usar como ponto de referencia,
de identificação pela falta deles, classificados como carecas no caso de homens.
A
calvície incomoda, caracteriza e diferencia o indivíduo do outro, chamado de
careca, o indivíduo recebe naturalmente uma identificação não programada,um
apelido. O fato dele não ter cabelos,
torna-se um marco ou referência no setor de trabalho, na rua onde mora, e
perante os amigos e familiares, quando isso acontece e o indivíduo é muito auto
astral, tem o espírito extrovertido, tende a aceitar mais fácil a perda dos
cabelos e o ganho de apelidos, quando ele não presta muita atenção e a causa da
perda dos fios é hereditária, no sub consciente da pessoa, já está guardado a
possibilidade de se parecer com o familiar que tem esse déficit capilar, logo a tendência a ser careca está
dentro das possibilidades de sua vida,
mas mesmo assim muitos raspam a cabeça, totalmente, ao ver os cabelos falhos
com áreas com pouquíssimos cabelos e outras com tantos e ainda outras áreas
simplesmente lisas, totalmente desprovida de cabelos.
A calvície masculina, tende a incomodar de
acordo com Avram; Tsao; Tannous:
“Em
geral, os cabelos das regiões parietais e occipital não é afetado, trata-se de
uma alopecia sem formação de cicatrizes. Ela representa um processo fisiológico
normal e é a forma mais comum de
alopecia ainda assim muitos homens buscam tratamento para a alopecia
androgenética por causa do descontentamento com sua aparência estética e da associação
com o envelhecimento”(AVRAM; TSAO; TANNOUS, 2008,p.82)
Pessoas
que necessitam de ajuda para renovar sua autoestima, são provavelmente pessoas
que gostam de ter cabelos, entendem que
seus cabelos fazem a harmonia de sua aparência e sabe que é muito importante
mantê-los, pessoas que são vaidosas, normalmente não são radicais em aspectos
de mudança, usam esse item natural par
realçar a beleza de seu rosto, não acham a falta de cabelos como um item de
formosura ou charme para os homens, como costumam usar este termo de “é dos
carecas que elas gostam mais”, na verdade, não funciona bem assim, pessoas que
se sentem deprimidas por perder os cabelos, tendem a procurar serviços de
cuidados medicinais e até cirúrgicos para reparar essa falta, e renovar a auto estima, existem casos de
depressão por causa da perda de cabelos, homens que vivem afastados de grupos
sociais por que tem que usar um boné sempre, todos os dias e se sentem
oprimidos, não frequentam festa, como casamento, festa de 15 anos, em fim
nenhum evento social que não seja muito legal frequentar de boné.
Muitos
homens deixam de ir á igreja, e se vestem sempre esportivo, pois o boné não
combina muito com terno e gravata, esse tipo de constrangimento vem
atrapalhando a vida de muitas homens, causando depressão, baixa auto estima,
isolamento e existem casos mais graves em que
chega ao ponto de que se o amigo retirar o boné de sua cabeça o
indivíduo parte para o ataque e briga em qualquer ocasião, não percebendo que
apenas o cabelo esta faltando, que tem saúde e condições de trabalhar e viver
normalmente. Em se tratando de mulher aí é que tem muito mais peso esse item,
segundo Avram; Tannous; Tsao, (2008,p.102) “O padrão feminino de perda de
cabelos é particularmente problemático nas mulheres, para as quais a alopecia
produz maiores dificuldades sociais e de autoestima do que para os homens com o
padrão masculino de perda de cabelos”
Cabelo,
todas as mulheres podem ser identificadas por alguns fatores que as fazem femininas
e que são facilmente percebidos, os
cabelos são um desses fatores, considerados como o véu da mulher, como ouve-se falar ao longo
dos anos, todos os aspectos interessantes em um cabelo feminino tende a atrair
olhares, uso de acessórios nos cabelos é muito frequente, no intuito de chamar
a atenção para si, também é considerado a moldura do rosto, a sensualidade, o
balanço, dão um certo poder, as cores que são colocadas para realçar a beleza
feminina, os fios aquecem o corpo e a alma, as variações de cortes que são
utilizados, em fim, tudo isso ajuda a completar a apresentação de uma mulher.
Assim
como nos homens também ocorre a perda de fio, naturalmente, diariamente caem cerca de cem fios, renovado normalmente
pelo organismo, o simples fato do cabelo de
uma mulher estar caindo, logo requer maiores cuidados, pois as mulheres
não costumam ter queda de cabelo com a
mesma frequência que os homens, quando o
fato acontece, pode ser hereditário, mas em grande maioria dos casos, são
atribuídos a queda de cabelos a alguma doença, ao stress, à falta de vitaminas
que fazem o fortalecimento e a geração
dos fios mais saudáveis.
No
caso de doenças, temos a alopecia, uma doença desenvolvida com o acúmulo
de grande nível de stress, causando a
perda de fios em algumas áreas, tipo alopecia Areata, perda de fios em vários locais da cabeça, que
se renova aos poucos, ou na cabeça toda, a Alopecia Total, ainda há casos em
que é perdido todos os cabelos e pelos do corpo, Alopecia Universal, onde as pessoas perdem os cabelos
das sobrancelhas, cílios, axilas. Em
fim de todo o corpo, problema que pode ser muitas vezes irreversível, o indivíduo terá que conviver
com a falta de todos os seus cabelos, pelo resto da vida.
Sabendo
isso há uma forma de amenizar o sofrimento com aplicação de técnicas
específicas que podem fazer a colocação de cabelos de forma que possa devolver
o aspecto natural dos cabelos, sem dor e também a aplicação de técnicas de
desenhos onde são simulados os fios de cabelos nas sobrancelhas, devolvendo o
ar de normalidade as vitimas dessa
doença, no caso do tratamento de doenças como o câncer, que atinge homens e
mulheres, sempre causa trauma, desgosto e desespero, o tratamento em si é muito
forte, a aplicação a quimioterapia, acarreta na perda parcial de cabelos, em
muitos casos a perda total dos cabelos,
é imediata, após o tratamento o cabelo volta a
crescer, a fase mais complicada, ainda é a perda dos cabelos, pois a
pressão psicológica que as pessoas passam a ver seus cabelos caindo e tem que
raspar é muita vezes maior do que tratar o câncer, o aspecto visível de
decadência vividos por todos os pacientes que tem o câncer, deixa todo mundo
mais triste.
A tristeza que as pessoas em tratamento contra
o câncer influencia diretamente no metabolismo das pessoas, as deixando mais
abatidas com inicio do processo de perda
dos fios, assim como a quimioterapia vem para combater a doença, os materiais
confeccionados com cabelo humano, vem também fortalecer a pessoa para um uso
desses medicamentos, proporcionando uma aparência mais agradável, e cuidando da
auto estima que nesses casos tendem a baixar, as próteses confeccionadas com
fibras humanas e até sintéticas, devolvem a
graça dos pacientes e ajudam melhorar o astral das pessoas.
2.2
fundamentos do marketing pessoal
O
marketing pessoal, aborda justamente como o individuo se apresenta para os
ambientes onde vive, a satisfação a
cerca da visão do próximo, quando se faz
uma demonstração de um fracasso,desmotivação e de insegurança, é assim que
todos vão enxergar, com a auto estima elevada, as pessoas tendem a se sair bem
nas dificuldades que enfrentam todos os dias, quem tem baixa auto estima, tende
a sofrer muito mais, porque a motivação para resolver algo simples lhe falta, e
a depressão pode atacar de forma mais contundente, tratar a depressão deve ser
sempre com acompanhamento médico, e medicamentos, mas se a pessoas se ver de
forma positiva, pode ser mais fácil o tratamento, isso no caso de depressão
pelos problemas ligados a aparência, o marketing pessoal atua também. “O
Marketing Pessoal é uma demonstração na medida exata das competências técnicas,
comportamentais e culturais do indivíduo.”(KANAANE; KUAZAQUI, 2004, p.30).
A
grande massa mundial de pessoas tende a buscar um diferencial, “O verdadeiro
profissional é aquele que tem qualificações conseguidas pelo esforço pessoal e
pelas forças do meio em que vive.”(KANAANE;
KUAZAQUI, 2004, p.36).
Quando
qualquer pessoa não está bem, sente-se abalado e sem ânimo para encarar o seu
dia adia com firmeza e alegria, sã
abertas as portas para a baixa auto estima, afetando diretamente até o que o
profissional gosta de fazer, por isso é
que é tão importante a renovação da auto
estima dessas pessoas de forma contínua, para um bom desenrolar das tarefas, o
que seria mito interessante que todas as empresa pudessem proporcionar algo
desse tipo, que resultasse em estimular os colaboradores a agir com mais ânimo
no seus afazeres.
O
comportamento, as atitudes ao chegar ou sair, o tom de voz, o jeito de andar e
de se vestir, pode dizer muito sobre como está, ou como ela é de fato é essa pessoa é de fato.As roupas podem
representar claramente o nosso papel, remetendo o visual a uma análise que
fazemos ao nos deparar com alguém fardado, ou formalmente vestido, da mesma
forma que não identificamos claramente quem está á frente do negócio se não
estiver devidamente caracterizado, a postura ou atitude na hora do atendimento
também pode identificar a pessoa responsável.
A
apresentação da pessoa deve estar dentro do padrão esperado pela empresa aonde
a pessoa procura ter acesso, se o indivíduo quer fazer parte de determinada
organização deve se preocupar em completar os pré-requisitos preestabelecidos
por normas internas, que muitas vezes não estão explicitas, mas de certa forma
está implícito de acordo com o ambiente, que tipo de roupa deve ser colocada
para uma entrevista, que tipo de comportamento se deve ter em um momento de
avaliação psicológica, atitudes como modo de sentar, forma de se dirigir, o
entrar e ao sair do ambiente em questão, normas comuns que não se expõem, mas
está dentro de um entendimento comum, a pessoa deve saber para que fim
está ali, saber algo sobre a atividade
da empresa, o setor que está disponibilizando vagas, e saber se há uma
possibilidade de identificar-se com algum setor,“se a imagem apresentada pela
pessoa foge à procurada pela empresa, vai ser difícil que áreas conservadoras a aceitem.” (FERRARI, 2008,p. 25).
2.3 marketing
de serviços
O
fato de está disponível para fornecer qualquer ato ou informação, gera
automaticamente um serviço que pode ser não contabilizado,“ Serviços são atos,
processos, atuações oferecidas ou produzidas por uma entidade ou pessoa, para
uma entidade ou pessoa”. (BRITNER, GREMLE, 2014, p. 4), que são oferecidos
dependem diretamente de uma necessidade, logo o marketing de serviços cuida de
sanar essas necessidades, oferecer serviços pode ser muito mais trabalhoso e de
importância superior ao oferecimento de
produtos, porque na maioria das vezes requer muito mais tempo e
logística, por atuar diretamente na execução, onde o tempo e as condições
variáveis de tempo, local e muitos outros detalhes, é efetuado diretamente para
o consumidor final ou no próprio consumidor final, como no caso de serviços
diretos, principalmente quando se trata de procedimentos estéticos, cirurgias,
tratamentos de belezas, procedimentos ligado diretamente à pessoa, em
atividades em que o consumidor está presente do início ao fim, nesses serviços
são utilizados métodos, equipamentos e
produtos, simples ou de grande
tecnologias.
Deve ser usado o bom senso e a intuição
natural, bem como informações variadas fornecidas pelo próprio cliente, como de
que forma deseja o resultado, de que maneira sente-se melhor ou com que tipo de
material teve experiências anteriores, esses relatos fazem com que as partes
possam chegar mais facilmente a um resultado positivo, usaremos como objeto de
estudo os cabelos humanos e seus particularidades, no ambiente em que se
investiga, para poder avaliar o quanto é importante o seu uso no complemento da
montagem da estética funcional de equilíbrio da parte externa humana, começando
pelo profissional da área, se ele não estiver motivado, com sua auto estima
equilibrada, o atendimento pode ser um grande fracasso.
“Ninguém faz um bom marketing se estiver
desmotivado: É como tentar vender algo sem energia, sem motivação e sem
acreditar em si mesmo.” ( MARQUES, 20013,p. 18). A força do convencimento, só se faz presente
quando o indivíduo incorpora o produto a ser oferecido, seja um produto físico,
ou um serviço, ambos devem estar em sintonia com o modo de explicar, o
interprete dos efeitos causados pelo produto, precisa ser agradável ao que o
apresenta, pois se houver um desencontro entre os dois, a negociação não flui
como desejado pelo fornecedor para o consumidor final, o poder de persuasão do
apresentador dos produtos está diretamente ligado ao seu bem estar, sentir-se
bem ao mostrar algo, torna provável a venda do produto.
Segundo
BRITNER; GREMLE ( 2014,p.6 ), serviço ao cliente é:
“O
serviço ao cliente também é um aspecto crucial de que chamamos de ‘serviço’.
Ele é oferecido como suporte aos principais produtos de uma empresa, que normalmente
não cobra por ele. Essa modalidade de serviços pó de ser executada no local,
como no caso de um funcionário de uma loja ajuda um cliente a encontrar o item
que deseja, ou responde a uma pergunta, ao telefone ou em sessões de bate-papo
em tempo real. ” (BRITNER; GREMLE, 2014, p.6).
Relacionando
o bem estar ao uso normal de cabelos humanos, sabe-se que provavelmente pessoas
que tem cabelos são pessoas comuns, todos nascem com cabelos, apenas quem não
nasce com cabelos, são algumas pessoas que tiveram algum trauma, ou má
formação, desprovida de alguns fatores que não especificaremos nesse material.
Os
cabelos humanos são utilizados para aquecer, diferenciar, dar acabamento como
moldura ao rosto das pessoas, caracteriza-se pela textura, cor, quantidade e
tamanho, ajudando a diferenciar um ser do outro, o uso do cabelo humano, também
serve para camuflar cicatrizes, esconder expressões desagradáveis e encobrir o
aspecto triste ou tímido de uma pessoa, no cabelo também é possível encontrar
parasitas que sobrevivem do sangue, e que causam coceira, ardência, alergias,
fungos e muito mais, dependendo da higiene e de aspectos da saúde da pessoa,
usar os cabelos como base para animação.
As
práticas usadas desde quando os humanos viram a necessidade de cortar os
cabelos para manter a higiene do mesmo, que com o passar dos tempos, foram
avançando e criaram técnicas de cortes, modelos e a cada corte um motivo, foram
se diversificando, tanto para cuidar mais fácil do couro cabeludo, quanto para
aparentar formas e tamanhos variados, corte de cabelo, além da atividade
econômica nos locais de execução dos serviços capilares, ainda tem a satisfação, começa ai um processo de elevação
da autoestima, mas da mesma forma que ao
cortá-los pode ajudar, também pode trazer uma insatisfação se não sair da forma
esperada, resultando em uma possível vergonha, constrangimento,
podendo levar a baixa auto estima e
insatisfação.
Como
vimos o mundo dos cabelos tem muitas vertentes, cada caminho leva a um lugar
diferente e de resultados proporcionais, a satisfação pessoal é o final
esperado por todos, o ganho está na venda dos produtos, na execução dos serviço
e principalmente o resultado que reflete na sociedade em geral.
Por
causa da busca incansável do novo, e da recuperação dos cabelos perdidos, é que
os lançamentos de produtos novos no mercado é tão frequente, todos os dias
estão sendo fabricados, ou lançados e até mesmo testados produtos novos no
mercado, como exemplo temos selantes e
redutores de volume como escovas progressivas, escovas gradativas e escova
definitiva, produtos que prometem alisar os fios de forma parcial ou
definitiva, causando assim uma dependência imediata, mas depois de algum tempo
muita gente que tinha os cabelos cacheados ou
ondulados, que resolveu alisar de vez, tende a querer de volta o estado
original dos cabelos, fazendo uso de outro tipo de produto para que possa ter
de volta o que a natureza havia lhe concedido,
quem antes usou para alisar agora usa outro produto para devolver os
cachos “naturais”, entrando em ação novamente a cosmetologia.
Métodos
avançados de renovar a autoestima são lançados à todo momento, de forma que os
cérebros absorvam que só com novos tamanhos de cabelos, cortes e textura, é que
pode ser possível manter bela a
representação visual de cada ser humano, estimulando sempre a inovação e de
certa forma a reutilização de coisas, produtos e cores, antes muito usadas, mas
que de uma forma mecânica terá sido trocada por outra momentaneamente, fazendo
sempre uma reestreia do antigo, tornando sempre novo.
Alopecia, segundo Wikipédia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Alop%C3%A9cia:“é a redução parcial ou
total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução
progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando
afeta todo os pelos do corpo, é chamada de alopecia universal”.
O
desenvolvimento do sistema nervoso da pessoa que passa por altos níveis de
stress, pode ficar lento ou acelerar de repente, pode ter uma perda parcial ou
total dos fios do couro cabeludo, desenvolvendo uma doença chamada alopecia e
suas variações, tratados com psicólogos e psiquiatras, no controle das emoções
e na tentativa de reposição de nutrientes e fortalecedores capilares. A perda
de cabelos também pode ser causada pelo uso impróprio de produto cosméticos,
quem usa produtos químicos para alisar ou enrolar os fios sem conhecer ou sem
ter habilidade no manuseio dos produtos, pode causar danos muito graves aos
cabelos.
Tricotilomania, segundo
Wikipédia,https://pt.wikipedia.org/wiki/Tricotilomania: “(trico = cabelo; tilo = puxar) é
um transtorno psicológico mais conhecida por seus sintomas do que pelo seu
nome. Pessoas que sofrem desse distúrbio de controle de impulsos arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo. Algumas enrolam os fios no dedo para depois puxar. Nos
casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro
cabeludo. Em uma pesquisa cerca de 4% dos
entrevistados relataram já ter arrancado cabelos em um momento de ansiedade”.
Casos
como tricotilomania, onde a pessoa arranca o próprio fio de cabelo e em alguns casos
chega até comer o bulbo extraído com uma pinça ou com a própria mão,causando
uma devastação parcial e até completa no couro cabeludo, sem sentir que está
comprometendo todo o seu cabelo, sua aparência e diretamente seu bem estar em
ambiente familiar e de trabalho, afetando diretamente na sua produção, no dia a
dia, no trabalho, e trazendo muitos transtornos capilares, dentre outros casos
um que chama muita atenção é a perda de cabelos por conta do câncer, que
traumatiza ao saber, ao cair os cabelos e também no processo inseguro de
tratamento, almejando um resultado positivo e ainda superar a trave que se
instala desde o primeiro diagnóstico até o dia de raspar os cabelos, impedindo
muitas pessoas de viverem de forma comum igual viviam antes, toda sua vida muda
e as vezes causando depressões fortíssimas, perda de ânimo para viver.
Todo material utilizado na busca de
um suporte para manter ou elevar a autoestima pode ser responsável por mais de
50% do desempenho pessoal e profissional de um indivíduo, podendo ser uma
alavanca para o crescimento ou ao declínio, no caso da autoestima baixa. Tudo
que movimenta qualquer setor da humanidade é guiado por pessoas, que devem estar em constante aceleração da
condição de pensar, produzir e inovar, ou simplesmente adaptar algo já
existente, mas com ênfase em desenvolvimento e grandeza diretamente
proporcional a o que se quer alcançar hoje eles são vendido á preço de ouro,
podendo o mercado atingir a um preço de revenda á cima de 400% do valor de
compra inicial, vindo direto do vendedor inicial até chegar ao comprador
final.É um bom negócio investir em
produto que está sempre em alta, e varia o preço quase sempre para cima,
investir grande valor na compra de cabelos e na variação de componentes em pró do mesmo, representa investimento com lucro
certo, principalmente agora com a incidência enorme de tratamentos que fazem
com que os cabelos caiam, partam ou enfraqueçam, os consumidores não medem
esforços para adquirir o material, não importa o quanto valha.
As pessoas são o que aparentemente
representam perante si mesma e perante os outros, por tanto casos comuns ou
raros que venha afetar a auto estima, podendo causar constrangimento, visível
ou não deve ser tratado com mais seriedade, um casos no seu ambiente de
trabalho, simples como de que forma o indivíduo se vê e como essa
imagem ao refletir perante as pessoas
pode desencadear muitas coisas como
a busca para uma solução imediata, a
angustia por não ter acesso a informação de maneira rápida e clara sobre formas
de amenizar aquele sofrimento, logo podendo desenvolver uma depressão, ter a consciência que o uso de materiais do segmento de beleza se faz
necessário, pois muitas dessas depressões são tratadas por médicos , psicólogos
e psiquiatras, com o auxílio fundamental de um instituto, ou salão de beleza
que reverte de forma gradativa ou instantânea este tipo de necessidade das pessoas, por falta de cabelos
ou algo dentro do segmento de beleza deixa de ser feliz, a busca incansável
pela renovação da auto estima, faz toda a diferença para a indústria e o
comércio e principalmente para as pessoas, pois tudo no mundo gira em torno de
sanar necessidades, muitas vezes criando outras.
As criações que são
elaboradas em pró de diversos problemas passados por conta do desequilíbrio
emocional e físico das pessoas, trazem também uma melhoria na saúde estética e
física do comércio como um todo, despertou o olhar criativo e aguçou a ousadia,
onde retardar processos naturais do tempo em relação o corpo humano é o foco
principal independente da saúde, já é estudado em muitas área inclusive na
estética, os cuidados par rejuvenescimento, e isso já tem gerado muito lucro
para as empresas, em se tratando de casos comuns, as empresas já se dedicam em aumentar o número de
consumidores para seus produtos,o que dizer dos que realmente precisam por
falta brusca da saúde estética, ou casos raros de falta de auto estima, com
certeza o número aumenta consideravelmente, pois a necessidade, não fala ,
grita mais alto.
2.4 SERVIÇOS DE BELEZA
Obter um visual
saudável é necessário, além de processos naturais, guiados pela alimentação
atividade físicas que haja investimento em tecnologia, ampliação de estudos que
ultrapassem as barreiras dos países em busca de matérias orgânicas, tipo o
cabelo humano e ervas, frutos e artigos que venham a ajudar a fortalecer a
economia mundial como fonte de inspiração para os diversos cosméticos criados a
cada campanha, onde tudo está em constante crescimento.
Abordaremos os
diversos problemas de saúde em que os serviços de cuidados dos cabelos podem
ser essenciais para ajudar no tratamento, dando condições e força às pessoas
para enfrentar uma batalha árdua contra problemas relacionados á autoestima, relacionando
diretamente os cabelos à saúde, de forma que a falta deles pode afetar diretamente como as pessoas se apresentam para seu
ambiente social, a perda dos cabelos afetam diretamente o
psicológico,
podendo levar a transtornos maiores.
Na área da
estética, se faz de tudo para alcançar um padrão considerado ideal, pele macia,
cabelos curtos ou longos, bem cuidados, colorido sou sem coloração artificial,
em fim, seguir um padrão que e exigido por uma sociedade, requer esforço
financeiro, tempo, muito esforço,
além de estudos constantes de formas diversas de manutenção
da estética.Vamos falar em especial dos cabelos,existem atividades que ajudam
na recuperação dos cabelos das pessoas
tem um déficit de cabelos no couro
cabeludo, e por esse motivo fazer os cabelos voltarem ou substituí-los chega a
ser uma fonte de renovação da autoestima para pessoas que sentem-se constrangidas, com este transtorno
capilar e sem ânimo para frequentar qualquer ambiente, o cabelo humano,
trata-se de implante não cirúrgico, alongamento capilar ou reparos feitos com
truques e disfarces que ajudam as pessoas a encarar mais um dia de dificuldades, enquanto espera
uma saída mais consistente.
Bens
e serviço sem crescimento, impulsiona uma fonte de beleza, elegância, tradição
e incrivelmente uma fonte de renda, que movimenta o mercado formal e informal,
mexendo com a economia de muitas cidades, comunidades e países, que ao
canalizar informações e oportunidades, fazem dos cabelos humanos uma fonte
importantíssima para a geração de emprego e renda, sendo usado como matéria e
estimulante para a confecção de inúmeras fórmulas manipuladas em pró do
melhoramento de tudo que abrange a área de cosméticos, e acessórios capilares.
O Cabelo humano em seu contexto
amplo por natureza, consiste em cobrir o couro cabeludo, as orelhas as costas e
a face, trazendo assim um calor que protege do frio e protege da luz e de tudo
que possivelmente venha a cair sobre a cabeça do ser humano. Além de enfeitar e diferenciar uns dos outros,
pelo tamanho, forma, cor, textura e densidade,
o cabelo também tem poder de encantar, chocar, causar repudia, e atrair
olhares e pode estimular a rebeldia, desperta estilos calmos e agressivos de
cada ser humano, pela força da
representação simbólica adquirida no decorrer dos tempos, o cabelos traz à
sociedade grandezas de certa forma incalculáveis.
Os valores que os cabelos humanos fornecem á
sociedade, tem grandezas variadas, de um simples item que já vem incluso no
pacote, até o auge de um santuário, onde o mais importante é o simbolismo, a
devoção, que não podem ser avaliados com valores materiais, simplesmente não
tem valor comercial, o único valor é o sentimental, para uns de forma menos
valiosa, podendo ser avaliado de forma mais convencional, como uma peça de
roupa que está muito grande e que pode ser encurtada, para muitos os cabelos
são fonte de inspiração, como alguns cantores, que cantam os cabelos, “esses
teus cabelos brancos bonitos “, “em baixo dos caracóis dos teus cabelos” e outras letras cantadas por poetas.”(
ROBERTO CARLOS.)
A letra relata o encanto dos
cabelos em relação ao tempo vivido, ao ficar branco, logo remete á experiência,
aos anos de vida vivido, a outra frase relata o tipo do fio, o formato dos
cabelos, e a saudade de quem os tocavam, fonte de inspiração, acessório,parte
do corpo humano, qualquer que seja destinado a esse material, terá uma grandeza
diferenciada, matéria prima natural, de fonte renovável, de qualidade,
resistência e flexibilidade, extraordinária.
Está em alta, faz parte de uma constante, reforça a estabilidade dos produtos e empregos ligados diretamente a
indústria de produtos para cabelos, gera milhares de empregos diretos e
indiretos, peça chave em desenvolvimento do mercado dos cosméticos, sempre em
alta, todos os produtos para melhoramento dos fios, lavagem, tintura,
modelagem, tudo em torno dos cabelos tem
fortalecido famílias, de classe pobre, média e também de classe A, pois o
abastecimento desses produtos e de tudo que faz parte dessa cadeia, tem levado
as famílias a se desenvolver e colocar seu próprio negócio, desde
o químico, que estuda ativos para melhoramento dos produtos, passando pelas
industrialização, distribuição e até chegar o consumidor final, nessa cadeia
entra desde consultoria de vendas, marketing, propaganda, gráfica, fornecedor,
e muitas outras áreas ligadas ao fio de cabelos humanos, são estimulados de
acordo com a necessidade.
Muitas pessoas tendem á vender ou
comprar cabelos, um ritmo frenético que cada dia mais nos envolve, de forma que
sempre estamos precisando de algo, se não estiver, damos um jeito de precisar,
a mídia nos mostra que um produto é maior, é melhor é mais macio, moderno,
colorido, resistente e isso faz com que tudo gire ao redor desse mercado
compulsivo, em busca da satisfação que sempre vai mais longe, e em nossa marcha,
não conseguimos alcançá-la, abrir sua própria empresa e a administrar, saber a hora certa de investir, é muito
complicado, a tomada de decisão é um momento primordial para o empreendedor,
que pede a hora certa, um empreendedor tem sempre que estar pronto para tomar
decisões desde simples até a mais
complexa, mesmo que para isso tenha que haver alguns sacrifícios isso exige
muita coragem.
Cuidado, planejamento e dedicação
para alcançar um resultado promissor, não é fácil, administrar, é conseguir ter
controle interno, de si e só depois algumas atitudes deverão ser tomadas, chega
a hora de questionar os princípios, avaliar se vale a pena segui-los, o quanto
são importantes e o que verdadeiramente eles trazem para a realidade, o que sempre foi tradição de
acordo com as condições podem ficar um pouco de lado, em momento de
investimento, se administra o que se tem e depois deve-se buscar o que está faltando,
para que o equilíbrio comece a voltar.
O ser humano é adaptável,e tudo que
se permitir fazer pode dar certo, basta não se desesperar, a calma é
imprescindível, se torna mais fácil entender e reagir de forma mais segura
depois de avaliar as causas e entender que rumo tomar,tentar resolver os
problemas de cabeça fria é bem melhor, mas as coisas não acontecem de forma
premeditada, a surpresa traz um impacto muito forte, é bom condicionar a mente
a tomada de decisão e sempre avaliar uma saída se algumas coisas saírem
erradas, a fase do primeiro momento é muito importante, depois desse momento é
que tudo tendo mais careza.
O poder que a sociedade tem sobre o
indivíduo não tem o mesmo peso para todos, nem é sentido da mesma forma, as
pessoas que trabalham em empresas formais, de vestimenta comum entre si, de
hábitos comuns, tendem a ter uma sequencia a seguir, o diferente, sempre causa
um desconforto, uma curiosidade, ou simplesmente espanto, as formas encontradas
para representação de rótulos, cada vez mais estão nos cabelos, as crenças, as
raças, representa muito forte na cor, textura, densidade dos cabelos, a forma
de penteá-los, de deixar soltos e os acessórios que usamos, tudo representa uma
linguagem.
A globalização fez com que tudo no
mundo ficasse mais próximo, principalmente através da internet, uma ferramenta
importantíssima para a administração global de informações, estabilidade no
conhecimento, informações instantânea, de acordo com o aparecimento constante
de doenças, cujo tratamento tende a levar a perda dos cabelos, o mercado dos
acessórios estão em alta, substituição total ou parcial dos cabelos, devolvendo
assim a qualidade de vida das pessoas.
A linguagem dos cabelos consiste em
formas, volumes, tamanhos além das cores e texturas que se comunicam, passando símbolos
numa linguagem cultural, saudável, desprezível, de acordo com o ponto de vista
dos que os observam. Toda forma de expressão é válida, as forças existente ao
redor de todo mundo, como a sociedade, necessidade, a vergonha e o bem estar
impulsionam o indivíduo a superar obstáculos e deseja resultados surpreendentes
a cada dia, mas nem sempre o que temos
ou somos nos acompanhará pelo resto da vida, deve-se ter cuidado, e sempre
estar prontos para mudanças, a busca constante do equilíbrio emocional se faz
necessário em toda nossa existência, na administração de qualquer negócio,
sempre haverá momentos importantes que oscilam entre parar ou continuar, saber
o momento certo de parar e de retomar é fundamental.
Autoestima
é uma sensação que determina o grau de satisfação das pessoas, estado de espírito, motivação e saúde psicológica, baixa
ou alta, o aparecimento de uma doença como o câncer pode provocar olhares de
questionamento ou pena, pode ser visto como preconceito. Não basta achar que é
preconceito, até pelo fato da falta de conhecimento, as pessoas temem que seja
algo contagioso, até porque nos manter vivos é o nosso bem mais precioso, e ao
sentir que pode ser afetado, logo tem uma defesa que é de afastar essa
possibilidade, recriminar alguém que estranhe o diferente é também uma forma
agressiva de se colocar da mesma forma que aquela pessoa está se colocando,
prevenção de contato e de até respirar o mesmo ar, não pode ser avaliado
simplesmente como preconceito.
As
pessoas tendem a se afastar de algo muito novo que esteja camuflado, então uma
pessoas que usa uma mascara, nos tempos de hoje, com a quantidade de vírus,
bactérias e informações sobre elas viajando nas mídias, nos leva a prevenir
qualquer contato inseguro, o câncer de mama, por exemplo, não é transmitido no
contato físico, mas quem está aparentemente doente, não tem escrito na testa
que está com câncer, mesmo quem sabe que doença o doente tem, pode não sentir-se muito bem ao
estar perto, causando a impressão de afastar-se por preconceito, pode ser por
não querer sentir pena ou imaginar estar perto de alguém assim, para tratamento
é muito importante, mas manter o ambiente interno tratado é de grande importância.
O
aspecto físico do indivíduo, muitas pessoas que já se informaram não tem medo
nem cisma de ficar perto de pessoas com câncer, mas para isso é necessário que
as pessoas ao redor saiba que aquela doença é câncer, pois com aspectos parecidos,
tem algumas doenças até mais grave, como AIDS por exemplo, como saber se é uma
ou outra? ninguém deve dar satisfação de onde vai com que doença está, por isso
para o tratamento ser eficaz é de grande importância colocar o paciente em
condição psicológica favorável e com
acesso aos tratamento de forma menos constrangedora, caso não faça isso
pode levar além da doença que já se tem, encaminhar par o sentido mais perigoso
que é a depressão, onde o indivíduo fica mais vulnerável.
A
depressão, vai além das questões de diagnóstico comprovadamente, com surgimento
de vírus ou bactéria, é um problema que é muito difícil de resolver e afeta
ainda mais a pessoa com câncer, ou que tenha um problema que seja encarado como
quase impossível de vencer, se não cuidar os dois fatores levam mais
rapidamente o paciente à morte, foi o que aconteceu com a cliente e amiga, que chegou á óbito, mesmo
quando teve todo acompanhamento.
Pessoas
buscam incansavelmente uma solução para seus problemas, amenizar o estresse que
atua em todo mundo, é uma tarefa árdua, mas com o uso de materiais simples,
podemos tornar o dia a dia mais agradável para se viver, visando que todos
precisam de estar bem e sentir-se motivados, o marketing pessoal, é
principalmente sentido pelos o utiliza, a respostado que o outro enxerga em nós
é quem determina como podemos estar e nos posicionar diante de todo o mundo, a aparência pode ser
fundamental para o progresso, ter dificuldades de entrosamento ou ter aspectos que reflitam algo negativo,
logo pode levar a um desequilíbrio, a
falta e cabelos, alopecia, tricotilomania, calvície e traumas relacionados.
O
marketing pessoal atua onde o indivíduo precisa de um diferencial, para um
mercado cada vez mais exigente, ser destaque e diferente dos outros , sem
perder a classe a educação e manter um ritmo especial que só um tem, quem não tem
cabelos ou que precisa complementar, vai
em busca de artigos importados para dar sentido aos fios que ainda restam,
prótese capilar, ou mega hair, crescendo o consumo de confecções de artigos considerados de luxo,
pois além de embelezar as pessoas “devolvem-lhes a vida”, as pessoas gera uma
ênfase muito grande no ato de compensar
a perda ou a falta, com aquisição de acessórios, que diretamente são
comercializados em pró da reposição dos
cabelos perdidos, até o uso de medicamentos para tentar fazer os cabelos
crescerem antes do tempo, de todas as formas o cabelo faz crescer o comércio,
também quando à medida que se perde o fio, se compra algo para repor , seja de
ordem estética ou medicamentosa.
O
grau de necessidade de ter cabelos é tão grande que devido à procura da
perfeição as industrias de cosméticos lançam toneladas de produtos no mercado
para manutenção constante dos fios,
proporcionando assim a empregabilidade e o crescimento econômico de vários países.Há algum tempo os cabelos
eram de fácil aquisição, á final são gerados naturalmente pelo organismo, as
pessoas cortavam e deixavam no salão, ou simplesmente jogavam no lixo, o que
antes era considerado lixo, hoje é artigo de luxo, seu custo tem aumentado a
cada ano.
A procura por implantes não cirúrgicos,
alongamentos capilares foi aumentando, o mercado enxergou que havia forma de
investir na ideia de colocar cabelos em quem perdeu, e comprar dos que não
queriam mais, ou precisava de algo mais necessário do que cabelos no momento,
então foi lançado a busca direta e indireta dos cabelos, chegando até a
famílias inteiras venderem os cabelos para ter uma fonte de renda mesmo que
momentânea para compra de alimento,
outros para aquisição de objetos de grande necessidades, ou apenas mudança de visual
aproveitando a recompensa,hoje a procura está sendo em alguns lugares maior que
a oferta, e isso fez com que o preço do cabelos humano aumentasse muito.
Muitas
pessoas, conseguem sobreviver graças ao cabelo, muitos trabalhos informais, na
manutenção capilar de familiares, vizinho e amigos, esse comércio informal
surgiu desde que se deu início ao corte de cabelos, e tratamentos em geral, as
comunidades carentes viram nessa ferramenta, que soa como barato “ser
cabeleireira”, um jeito de trabalhar em casa ou a domicílio, ao mesmo tempo
poder desempenhar a função de dona de casa, as mulheres dessas famílias começam
a ter uma renda complementar, por ser uma função que não regulamentada, se
passava de mãe para filha, cuidar dos cabelos
era ser cabeleira, qualquer dona de casa que se dedicasse aprendia a
cortar os cabelos dos garotos e aos poucos conseguia o sustento de seus filhos
de forma honesta e ainda por cima artística pois manusear os cabelos, se torna arte nas mãos de
quem o faz, a regulamentação da profissão veio depois de muitos anos de mercado
familiar.
Um
dos fatores que levam o cabelo humano ser avaliado como um dos principais itens
responsáveis pela renovação da autoestima, é o acompanhamento feito a mais de
15 anos, no salão Cores e Mechas, e em demais salões que trabalham com
alongamento capilar, no comercio a cada ano aumenta mais a quantidade de salão
de beleza, com o atendimento a clientes comuns e a clientes que por ventura tem
algo diferente de outros, devido a algum
trauma que sofreram ou problemas de saúde, mostrar que o cabelo humano é
responsável por muitos empregos e renda direto e indireto todos em busca da
assistência aos clientes e a conquista do pão de cada dia na periferia do todas
as cidades e em grandes centros comerciais, levando em consideração que a cada
compra de objetos como, roupas, perfumes e calçados, o item que finaliza todos
os outros são os cabelos, cremes, relaxantes, hidratantes, géis e muitos outros
produtos e acessórios para os cabelos.
Grande
parte dos salões é composta por pessoas empreendedoras autônomas, empresários individuais, ou
“simplesmente”funcionários, a quantidade de pessoas “trabalhando para si” é
muito grande, todos buscam o crescimento econômico e seguem um só
ideal,satisfazer as necessidades do próximo, para que possa assim satisfazer as
suas necessidades, dando prioridade ao atendimento de pessoas que buscam esse
bem estar, a troca existe em todos os seguimentos de mercado, mas a troca mais
justa é a oportunidade de satisfazer seu próprio ego ao satisfazer o outro,
isso é incrível no mundo dos salões de beleza, com procedimentos administrados
por quem faz a vida do próximo valer a sua própria vida, valor incalculável e
impagável, o valor financeiro recebido em troca desse prazer, serve
simplesmente para manutenção do profissional no que se diz respeito a
necessidades fisiológicas e de sobrevivência, o alimento que define a
importância dos serviços prestados por pessoas que transformam vidas é a
satisfação do dever cumprido, mostrando que sempre à frente de qualquer
atendimento, deve ter a satisfação das pessoas elevação da sua autoestima,
isso fortalece o interior de ambos,
transparecendo no exterior de forma clara, alimento da alma, por isso todo
atendimento de prestação de serviço deve visar primeiramente o resultado e a
satisfação do cliente, só após é
que deve vir o valor financeiro.
Em
alguns casos a perda dos cabelos, pode ser encarado como um estigma, a maioria
das pessoas nascem com cabelos, como o cabelo humano sempre acompanha a vida de
todos os seres humanos, é comum que as identificar como o mercado que movimentam o mundo dos cabelos, mostrando
que tudo as pessoas querem é serem
notadas de forma agradável, na falta dos cabelos, tornam-se vulneráveis e
passivos de desconforto e desestabilidade emocional, situação que pode ser
reparada com a aplicação de um enxerto capilar, através de alongamentos, ou
próteses capilares, devolvendo a quantidade dos fios, um investimento
satisfatório e lucrativo que trata da
elevação da auto estima e do bem estar, despertando o interesse no indivíduo
de sair, frequentar locais mais
agitados, vontade de aparecer, estimula o ego
dando nova ênfase em sua vida através da estética, pois a vida é mais
bela literalmente começando pela aparência em todos os estágios da vida,social,
econômica e cultural, o ato de estar bem abrange imediatamente o ego, mostrando
com mais segurança a verdade das coisas
que aprecem expressas à olho nu.
Um
fato importante para fortalecer a humanidade é fortalecer a integridade física,
e a administração constante da parte externa das pessoas, começando pela
higiene, através das vestes podemos identificar um possível comportamento,
identificamos muito pela forma externa, existem casos que a aparência diz uma
coisa e o interior diz outra, mas sem acesso a tempo e a um diálogo, a
aparência é o que temos para avaliar, partir do ponto de abordagem visual, isso
vale para tudo. Cabeças com problemas de falta de cabelos sem demonstrar que
fora retirado propositalmente, expressam imediatamente que há algo errado no
interior dela, as vestes do corpo, pode representar o potencial econômico,
financeiro daquele indivíduo, isso vale para
equilíbrio na vida dos seres
humanos. As forças da natureza, o tempo,
e a falta de boa qualidade na alimentação, na vida em geral, de forma muito
assídua eleva o crescimento das vendas de
produtos e serviços de beleza que hoje
conduzem as empresas, uma corrida contra o tempo para atingir a perfeição,
enfrentando os desafios, dificuldades e obstáculos impostos às pessoas em seu
cotidiano.
O
mercado fornece ao consumidor formas que
representam uma constante busca
de estar, sempre almejando a renovação da autoestima, com uma convicção que o dinheiro pode tem um papel
importante para mostrar que o fator primordial é o ser humano
e suas condições, ser, estar,viver,crescer e se manter bem e renovado.
Uma empresa que se preza, preza primeiramente pelo atendimento procura obter o
foco do cliente, e tem cuidado com seu item mais valioso que é o cliente, o
foco na satisfação e eficácia que o produto
proporciona ao consumidor final, principalmente quando esse material
trata de um produto de grande repercussão na vida social dessa pessoa.
Pessoas
se acostumam a se ver por completo e se
em algum momento o cabelo começa a fazer falta, a tendência é logo
procurar um dermatologista, ou remédios caseiros que possam fortalecer os fios,
esses fios servem além de tudo, para dar acabamento nos rostos,emoldurando a
face de forma que caracteriza um detalhe de estrutura da estética facial
de cada pessoa ao aparecer de uma
possível perda, é o suficiente para desmontar qualquer pessoa, afetando o fator
psicológico.
O
mercado: busca para a satisfação com
a aparência, quantidade e qualidade dos cabelos, faz parte de um mecanismo que
impulsiona as vendas de produtos e acessórios de cosméticos no mundo. A
saúde: Abordagem à pessoas que estão
passando por dificuldades de saúde, ou de erros em manusear produtos
químicos, que pelo qual acontecimentos diversos vieram a provocar queda, a quebra
ou causa ainda mais grave em seu couro cabeludo, possa tirar bom proveito de experiências vividas em outros
pessoas, á fim de resolver traumas que de forma muito comum afetem a auto
estima da mulher e do homem, provar que
o que importa para qualquer comércio no final de tudo é a satisfação dos
clientes.
O
câncer não causa a perda dos cabelos, o que causa na verdade a perda dos fios é
o tratamento, para curar a doença que é muito forte, quimioterapia e
radioterapia, a perda brusca dos cabelos afetam diretamente os que rodeiam
homens e mulheres, no mercado de trabalho, alguns setores podem ou não ter
restrição para absorver quem não tem cabelos, salvo exceções. Os homens sofrem muito com a perda dos
cabelos, pois os casos muitas vezes não d origem hereditária, não tendo muito o
que fazer para a prevenção, ser careca não impulsiona a maioria dos cargos
empresariais no país, mas muitas áreas o indivíduo tem que se valer da
simpatia, versatilidade, elegância, por falta de cabelos.
Os
tipos de cortes influenciam diretamente no mercado de trabalho, empresas
conservadoras, jamais aceitam em seu quadro de funcionários um candidato que
tenha os cabelos com dreads, trançados ou grandes e coloridos, o tipo de corte
de cabelos indica mais ou menos como é seu comportamento interior, ou
simplesmente emitem essa informação para os demais que não os conhecem, cabelos
com gel bem arrumado e com pouco volume, passa usam imagem de organização e
limpeza, competência e demonstra ser um apto a seguir normas, já cabelos Black
Power, passa uma imagem ousada e de predisposição ao radical e novo, mas passa
uma certa preocupação em seguimento de normas e diretrizes passadas pela
empresa, as cores dos cabelos também diz muito sobre a pessoa de forma que a
primeira impressão é a que fica.
Na
hora de uma seleção os cabelos podemos definir parte dos pré-requisitos
exigidos na empresa, a tecnologia da cosmética evolui a cada ano proporcionando
cuidados especiais para os cabelos, girando a engrenagem do consumo e
realizando pesquisas e descobrindo fauna e flora que a natureza oferece em pró
dos cosmético e da saúde dos fios capilares, a indústria dos cabelos revela estrelas de proporção inestimável,
pessoas que se dedicam a fazer obra para realização plena de pessoas que algum
dia na vida “deixou de viver” por falta de cabelo.
O
avanço na criação de couros cabeludos artificiais perfeitos que imitam a pele
humana tem
revolucionado
o mercado da estética e da saúde, pois estudos revelam que grande parte de
recuperações de traumas em que acarretaram a perda total dos cabelos são
totalmente restabelecidas a partir da
pele sintética em cabelos humanos, como trata-se da prótese capilar feminino e
masculina, uma tecnologia encontrada nos países da Europa, Japão e outros,
devolvendo a força de viver da população desprovida de fios capilares, podendo
assim ter a realização da reestruturação capilar, forma de aplicar parte de
couro cabeludo sintético com cabelos humanos, nas áreas afetadas e sem cabelos,
reconstruindo assim toda a estética capilar do indivíduo.
Na
vida tudo está em constante movimento, o dormir o acordar, as vidas em diversos
grupos sociais, a frequência de uma marcha que sempre cresce até o que não é
rotina, pelo simples fato de ser sempre
diferente, repetitivo, passa a ser. o costume que enfeitiça a todos tornando a
vida um ciclo vicioso, que os valores são pesados de acordo com o ambiente
frequentado, a relação de amizade gerada pela consistência da intimidade, ao
qual o ser humano se submete no trabalho, no ciclo de amizade e em sua própria
família, os laços se consolidam se tornando mais forte a cada momento, o bem
estar é uma ferramenta muito importante
para a sustentabilidade interna e externa de um indivíduo,ou de um grupo, logo
fator importantíssimo para uma vida saudável e de grande progresso, ao sofrer
qualquer impacto que de imediato afete direta ou indiretamente a sua auto
estima, pode deixar o indivíduo
vulnerável, e sem ânimo para enfrentar o dia a dia , que é no que consiste a
vida,viver o hoje projetando o amanhã, temos um ilustre inquilino, hospedado em
nossa cobertura,os fios de cabelo,basicamente formados por queratina, é dividido principalmente
em cutícula, medula e córtex.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante
dos fatos abordados, foi levado em consideração o fator humano, com intuito de
expor as condições em que se encontra a humanidade, tendo em vista que o ser
humano busca sobreviver da forma melhor
que puder, mantendo movimentos alegres e transformando momento tristes em
possibilidades.
Nesses
problemas que foram abordados, tanto tem um direcionamento para o bem estar das
pessoas, bem como para o fator crescimento, tecnologia e qualidade, pois todos
os materiais que se tem hoje, é ou foi objeto de estudo por muitos cientistas,
as criações variadas de cores, texturas, as habilidades artesanais das pessoas,
sempre contribuem para um crescimento como pessoas e para um comércio
gigantesco, que transforma as oportunidades em qualidade de vida e crescimento
financeiro, por isso é o que o segmento comercial de beleza tem fortalecido com
tanto fervor o comércio e a indústria, tem fortalecido o principal ponto que
esse mercado precisa, o ser humano, nas suas mais profundas dores, angustias e
incansável busca da felicidade.
O
salão de beleza Cores e Mechas na pessoa de Rosineide Santos, oferece nesse
trabalho um resgate de seres introspectivos, que estão em um mundo frio e sem
ânimo, e traz todos para condições de inclusão e de acolhimento, não deixando
de lado a valorização de um bom trabalho e a recompensa financeira, mas
principalmente o retorno de uma linha de raciocínio que rege o crescimento de
forma mais sensata e com amor ao próximo, sabendo que sem dinheiro não se faz
nada, mas se faz muito melhor, quando usamos também e em boa quantidade a
ética, os bons costumes a consideração ao próximo e a vida á cima de tudo,
Deus.
O
mundo cada vez mais precisa de recursos que venha ajudar as pessoas em suas
vidas, todo material estudado tem origem artesanal, depende da habilidade de
muitos, que se dedicam a salvar literalmente vidas, sem esses serviços as
pessoas não teriam muita esperança, o visual que temos de nós é o que reflete
para toda a sociedade, e o que a sociedade nos devolve em resposta, nos faz
crescer ou nos derruba, estes estudos pode ser a saída para muita gente, que
até parece estar morto em vida, alegria ainda é um santo remédio, isso vale
para todo mundo.
Esse
trabalho demonstra, diante do que foi apresentado que a recuperação da
estética, traz atrelado a ela, mais saúde e mais garra para vencer as
adversidades da vida, o tratamento da aparência reflete diretamente no interior
das pessoas, se tornando praticamente um remédio, e ajudando imediatamente
a conquistar a cura, pois quem está
necessitando de renovação da auto estima, não precisa estar com uma patologia,
para se considerar doente, mas pode sim estar com a doença da alma, angustia,
abandono, frustração, depressão, o segmento comercial de beleza, através da
renovação da auto estima das pessoas e do marketing pessoal, devolve a vitalidade e recupera pessoas em pouco
tempo.
REFERÊNCIAS
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mulher e saúde.
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BRITNER, Mary Jo; GREMIER, Dwaiane; ZEITHAML, Valarie A. Marketing de serviço. A empresa com Foco no Cliente,
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FERRARI, Ana Paula. Beleza
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DF. Ed. Thesaurus, 2008, p.25
KANAANE, Roberto; KUAZAQUI, Edimir. Marketing e Desenvolvimento de Competência.
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