quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Artigo de Pós Graduação em Gestão de Marketing/ Rosineide Santos

artigo 2016, livro de Gestão de Marketing: Repensando Ações para Encantar o Consumidor

CABO DE SANTO AGOSTINHO, 01 DE SETEMBRO DE 2016
org. professor Demetrius Bazan / Artigo de pós graduação em Gestão de Marketing
Rosineide Maria dos Santos / Silva
Capítulo 7 p. 166 -203 do livro Gestão de Marketing: Repensando Ações para Encantar o Consumidor.

7. UMA ANÁLISE ACERCA DO MARKETING PESSOAL: A TENTATIVA DE RECUPERAÇÃO DA AUTOESTIMA DAS PESSOAS ATRAVÉS DO CONSUMO DE SERVIÇOS NO SEGMENTO COMERCIAL DE BELEZA.

1.INTRODUÇÃO
As pessoas normalmente são bem ou mal vistas, de acordo com o que aparentemente representam, a aparência é um fator que pode abrir ou fechar portas, o que nos faz ter acesso inicial a qualquer coisa é de acordo como nos apresentamos, como as pessoas nos vêem e como somos aceitos em determinados ambientes é o que pode determinar, inicialmente o nosso próximo passo, o desempenho, comportamento ou simplesmente a forma visual de expressão, situações que  pode causar ansiedade e constrangimento ao indivíduo, afetando a  auto estima, pairando no ar uma cera frustração, vergonha, podendo desencadear sintomas muito prejudiciais ao ser humano, como a depressão.
Muitas vezes a depressão pode ter a ver com a timidez, falta de autoestima, insegurança, traumas que podem comprometer a aparecia, fragilidade na saúde, ansiedade.  Uma simples melhora no visual pode fazer uma grande diferença, devolver uma certa estabilidade no aspecto  visual, equilibrando grande parte da consciência, tudo isso traz muitos problemas ao indivíduo no âmbito social, começando pela parte onde ninguém consegue ver, o sub consciente da pessoa.
É necessário utilizar ferramentas para que a atuação dos indivíduos traga interação, satisfação e para que venha colaborar com o crescimento pessoal e do ambiente em que ele esteja vivendo. Fazer uso do marketing pessoal, como ferramenta principal para um bom desempenho no seu dia faz toda a diferença, para que a autoestima faça parte da rotina de indústria e o comércio, ambos  tem  trilhado um só ideal,  busca incansável do equilíbrio emocional e físico das classes, que unidas em favor de uma vida saudável e de expectativas de  crescentes resultados positivos, embalam numa dança sem intervalo, pois não  se pode perder tempo, todo o  tempo é usado  para preparo de mais ingredientes que possam sanar as dores físicas e psíquica de  um povo, cansado e guerreiro por uma sobrevivência mais amena de problemas.
Um fator que representa um percentual pequeno em relação ao corpo humano e que agrega um valor para muitos, grandioso é o cabelo humano. O cabelo traz consigo, mitos e histórias, como o de que ao cortar os cabelos de sanção, sua força se perdeu, comadre fulôzinha, um item do folclore brasileiro, que trançava os cabelos dos cavalos dando sinais de que ela esteve por ali, o conto de Rapunzel, moça presa em uma torre que seus cabelos enormes serviam para ajudar a levar o príncipe ao seu encontro e salvá-la, em fim, tudo isso leva a viajar em um passado que já dizia que os cabelos tinha muito mais importância do que simplesmente cobrir a cabeça.
Existem outros contos, mitos e verdades sobre o material valioso que nasce no couro cabeludo, para aquecer nosso corpo, para acabamento e moldura do nosso  rosto em fim, objeto que serve como vaidade, regulador de auto estima para quase todos os que os  possuem, a maioria enfraquece ao perder os cabelos, primeiro por achar que tem algo errado no organismo, segundo, por não ser normal não ter cabelos, mesmo que com o passar do tempo muita gente sinta-se  normal estar careca, atribuindo as funções naturais de hereditariedade, mas o fato pode  afetar diretamente a  auto estima, reduzindo toda a expectativa positiva que o indivíduo tinha e levar a pessoa a ter  pouco ânimo, desespero e a busca desenfreada de algo que lhe devolva imediatamente os cabelos, muitas vezes não se importando com mais nada, tudo pode estar bem, o trabalho, a família, mas por faltar parte dos cabelos ou a calvície completa, nada mais tem importância, só ter a identidade de volta com os cabelos é o que lhe importa.
A importância dos cabelos, próteses capilares, os tipos, cores, formas e quantidades, tudo o que importa para uma renovação da autoestima pode vir de coisas simples, mas não menos importantes como o cabelo humano, inicialmente, os cabelos eram tidos apenas como parte do corpo humano, depois, com o passar do tempo foi atribuído  ao mesmo diversas qualificações que os fizeram crescer em um mercado muito mais amplo.
Os barbeiros antigamente davam conta de simplesmente eliminar os cabelos, pois cresciam de forma desordenada deixando a higiene do couro cabeludo um tanto difícil, pois a eles era  atribuído o aparecimento  de piolhos principalmente nas crianças, depois foram adquirindo formas diferenciadas, e logo  representando conceitos  como tipos de cortes, estilo  militar Por exemplo,  e depois  com  a globalização veio  o acesso as informações  juntamente  com os problemas e soluções administradas  pelo mercado consumista, providenciando a constante oferta e procura, numa balançar que hora sobe e hora desce, fazendo um oscilar permanente, quantidade, qualidade, preço, tipo, cor, espessura, textura e tamanho, em fim o modismo tomou conta das áreas de atuação do cabelo, fazendo de  um item tão comum, passar a ser ícone representativo de charme, elegância ganhando um valor não estimado, surpreendendo cada vez mais a humanidade e sendo necessário muito   investimento em tecnologia para desvendar o quanto ainda pode ser feito nessa área dos cabelos humanos. Uma fonte de renda, de estudo, aprimoramento, e fortalecimento de um mercado, transformando o cabelo humano em máquina produtiva que atrai cada vez mais investimento na área capilar de cosméticos e principalmente da matéria prima que tem como principal matéria, o próprio cabelo, muita tecnologia é importada de diversos lugares para saciar a fome de reforma capilar que o mundo necessita, transformando um simples ato de cortar os cabelo, para quem tem cabelos grandes numa forma de ganhar algum dinheiro.
O caos que está hoje afeta o psicológico das pessoas, o tempo corrido, muito stress e afadiga que a vida da correria proporciona, em busca de uma sobrevivência,pode ser primordial para o ser humano os inúmeros itens que fazem bem e devolve a autoestima, o fato do cabelo humano e todos os acompanhamentos que unidos se tornam um tratamento estimulante para ao amanhecer do dia a dia, serviços muito importantes podem estar por traz da manutenção e do Incentivo às pessoas erguerem a cabeça, pessoas com déficit mito considerável em seus cabelos, traumas adquiridos com o tempo como tricotilomania, onde ocorre a perda dos cabelos através de puxões nos fios de cabelos arrancados um a um, pela própria pessoa, movida a ansiedade, pela falta de algo, ou pela simples mania adquirida, infelizmente esses tipos de mania não é raro.
Cresce a cada ano casos desse tipo, pode haver tratamento eficaz, mas depende muito mais do psicológico, além do medicamento, existem tratamentos e reparos, enxertos de materiais importantíssimos que reparam partes da calvície ou para ajudar no resgate da cidadania e da melhoria da qualidade de vida de diversos indivíduos,  no Brasil e no mundo.
Para obter um visual saudável é necessário, além de processos naturais, guiados pela alimentação saudável, atividades físicas, mas para que haja melhorias nas condições visual, é necessário a captação de materiais específicos, trazidos de muitos lugares, investimento em  tecnologia, ampliação de estudos que  ultrapassem as barreiras dos países em busca de matéria orgânica ou do tipo, como  o cabelo humano que  ajuda a fortalecer a economia mundial como fonte de inspiração para diversos cosméticos, onde  tudo  está em constante crescimento.
O empreendedorismo faz parte da vida de todos desde o inicio dos tempos, onde pessoas comuns confeccionavam artigos artesanais, para ajudar na alimentação da família, algo como comidas, vestimentas e produtos naturais como cremes para cabelo, óleos, perfume, até chegar no uso de materiais como cabelo humano, transformar  os fios soltos em aproveitamento total e renovação da auto estima, confecções de perucas, alongamentos capilares e outros acessórios, na época, ter uma barraquinha na frente de casa fazia toda a diferença no final da semana,havia dignidade e barriga cheia, cuidar da família, ser útil e fazer parte do crescimento dos seus ideais, faz parte do mecanismo de criação que o empreendedor leva consigo.
1.1.OBJETIVOS
São apresentados os objetivos que nortearam este trabalho de conclusão de curso.
1.1.1.OBJETIVO GERAL
Descrever e abordar métodos que demonstre que cabelo o humano, somado a acessórios de beleza, podem influenciar diretamente no marketing pessoal e até na saúde psicológica, podendo elevar a autoestima, levando a uma relação dupla de satisfação, do indivíduo, consumidor e a organização fornecedora  no mercado, desencadeando um  grande potencial econômico.
1.1.2.OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
Demonstrar como utilizar a reposição capilar para diminuir o constrangimento das pessoas ao serem acometidas por uma intervenção cirúrgica ou tratamento médicos, cuja a reação traz o transtorno de perdas de cabelos, cuidando da auto estima das pessoas e proporcionando bem estar e elevação da auto estima.
Apresentar estudo de casos, onde as pessoas passam por dificuldades e recuperam a autoestima através da renovação da estética do couro cabeludo, para que seu marketing pessoal seja positivo perante a sociedade.
Descrever como o marketing pessoal pode está diretamente ligado a geração de emprego e renda, significa dizer que a exposição das pessoas para o mundo, a representação simbólica da figura exposta, é avaliada de acordo com a leitura feita pelos outros a seu respeito, e com o que de fato a pessoa expressa com suas atitudes, e formas diversas de expressão, trabalhar o marketing pessoal, significa demonstrar  para que veio e para onde quer ir, prestar atenção nessas portas de avaliações é o que faz qualquer ser humano chegar a ter  sucesso no que deseja, e muitos fatores pode atrapalha esse desenvolvimento, ou inibir o potencial verdadeiro da pessoa, isso deve ser trabalhado.
1.2 JUSTIFICATIVA
No intuito de tentar amenizar dores, frustrações, buscar a renovação da autoestima, melhorar a qualidade de vida das pessoas, e mostrar que com a tecnologia, mecanismo humano, desenvolvimento de técnicas, de forma indireta, de parte de distúrbios ou desvios de conduta de pessoas que muitas vezes sem perceber, utilizam formas pouco convencionais para distrair ou resolver acalmar os ânimos de um dia de estresse e de grande pressão psicológica em momentos de tensão ou de medo.
O stress e a ansiedade dão lugar á práticas estranhas, mas muito mais comum do que se imagina, quem sofre com a doença tricotilomania, tende a causar danos quase irreparáveis, consiste em fazer com que o individuo arranque com as mãos os cabelos uma a um, existem pessoas que só arrancam outras que comem o bulbo capilar que sai junto com cada cabelo arrancado, as pessoas que tem esse transtorno, sentem prazer em sentir a dor do bulbo capilar sendo arrancada, a sensação é boa, pois essa dor é que faz ser tão agradável esse tipo de vício, existem áreas da cabeça que são mais sensíveis para uns e não para outros, as pessoas que tem essa mania muitas vezes escondem de todos e só quando está grave a situação é que ela procura ajuda psicológica.
Em paralelo com o tratamento medico é necessário que a pessoas pare de arrancar os cabelos e procure repor os fios de forma artificial, par ajudar na recuperação da pele coberta com cabelos é ai que entra o uso de serviços para a renovação da autoestima, com materiais importados, full lace, é utilizado em reparos de partes de couro cabeludo com ou sem cabelos devolvendo de forma artificial os cabelos dos indivíduos, a utilização de serviços capilares em várias situações, como podem ser essenciais para o desenvolvimento de um produto e ou  serviço, voltado á capacitação de pessoas e contratação de mão de obra qualificada e de suporte básico, com  fornecedores, entregadores, vendedores e comercio em geral, dedicados em harmonia, fortalecendo o mercado e gerando emprego e renda,  podem ser  essenciais para ajudar no tratamento, dando condições e força às pessoas para enfrentar uma batalha árdua contra problemas relacionados á auto estima relacionando diretamente os cabelos à saúde, de forma  que a falta deles pode  afetar diretamente   as pessoas que  apresentam para seu ambiente social.
A perda dos cabelos como a perda da satisfação, da beleza, e da dignidade, que por mais que se fale que não importa tanto, que pode ser usado um lenço, as pessoas na maioria das vezes não tem se conformado, primeiro por que a mídia não tem um investimento em vendas de lenço, é mais rentável a venda dos cabelos, mesmo que sejam sintéticos.
A imagem de pessoas com cabelos, faz com que o comércio tenha crescimento em vendas, em pró do realçar de uma estética, comum mas que no momento haverá perdido, devido a tratamentos ou um outro incidente.  Os cabelos loiros, grandes ou curtos, tem feito o mercado só ganhar, a cada corte e a cada cor, o embelezamento dos cabelos, torná-los  revigorados, faz com que  as vendas de cosméticos, que servem para embelezar os cabelos, crescerem a cada dia e ganharem  novos adeptos. Os cabelos masculinos, não tinha um envolvimento muito intenso com esse mercado, não era muito comum tratar de cabelos, os homens  antigamente só cortavam, hoje, homens não se conformam em perder seus cabelos e investem muito dinheiro e tempo na reparação dos cabelos, essa novidade chega para todos, inclusive a outros homens que ao perceber que a demanda de homens  que aumenta com frequência começam a utilizar mais serviços dentro de salões e barbearias.
Está aumentando a procura de cuidados para homens nos salões de belezas e barbearias, serviços que antes só mulheres, os homens passaram a aderir a diversos tipo de serviço. Hoje mais procurados, os salões de beleza , tende a melhorar e diversificar os tipos de produtos e de serviços para homens, pois as unhas e as sobrancelhas, ganham novos adeptos, em seguida a depilação.  O simples corte de cabelo hoje vem acompanhado com limpeza de pele, depilação, sobrancelhas, unhas, barba, tintura e até relaxamento, pois os cabelos dos homens estão ficando mais bonitos e macios, mais bem tratados, esses serviços interferem diretamente o lado psicológico, podendo causar muita satisfação.
1.3 PROBLEMA DE PESQUISA
Os problemas enfrentados por pessoas das mais diversas classes sociais na atualidade, traz uma inquietação, vem incentivando a busca de  algumas soluções mesmo que paliativas, mas que conforte o interior de muitas pessoas, fazendo com que esse processo apareça claramente na vivencia de cada uma delas, nos ambientes de trabalho, na vida familiar e principalmente o encontro com sigo mesma, que muitas pessoas estavam adiando, ou simplesmente se perderam de si, quando foram tomadas por algo grave que lhes tiraram a força de viver.
Pessoas são movidas a alegria, alimento da alma, uma alma fraca sem  ânimo,  podemos ver
 em pessoas que estão perdendo seus cabelos, devolver a alegria de ter cabelos é uma forma de acender a lamparina da vida, devolver a esperança, para muitos significa estar novamente de roupas pois quando se perda os cabelos sentem-se não só com as cabeças nuas, mas até parece que estão despidas literalmente de roupas e de atitude e expostas ao sol da discriminação e do preconceito, algo que inicia internamente e que é combatido todos os dias pelos meios de comunicação para amenizar o desconforto que se adquire, quando se adquire doenças ou distúrbios que afetam diretamente os “hormônios” dos cabelos.
Diante do exposto, lança-se o seguinte problema de pesquisa: Como o consumo de serviços de beleza pode recuperar a autoestima dos consumidores?
Os serviços de beleza trata diretamente o estado emocional das pessoas, na maioria das vezes quem procura algum serviço de beleza, busca não somente o resultado bruto, busca junto a esse resultado uma satisfação, um prazer em se ver melhor para ser visto melhor, com melhor aparência, além disso, busca um realização interior, pois quando alguém vai utilizar qualquer serviço, mesmo sendo por motivo imposto, como no caso de soldados no exercito, ele faz uso do serviço de corte de cabelo para permanecer no mundo comum, onde o padrão pré-estabelecido, exige que os cabelos dos soldados estejam sempre de cabelos cortados, assim a figura do soldado, não fica fora  de  um de um padrão comum, onde ele se predispôs a permanecer.
No caso de pessoas fora de um regime mais seleto, e envolto a um mundo de críticos e avaliadores, termômetro do tempo e do espaço, com seus pontos de vista e com maior número de padrões a seguir, quem não se mantém em um patamar, onde um dos conceitos diz que a aparência saudável, de corpo e mente, representa mais de 50% de uma condição que permite uma breve avaliação da sociedade, sobre o estado emocional da pessoa, a condição social, e até mesmo a condição psicológica.
Há uma grande diferença em buscar satisfação em serviços de beleza por livre e espontânea vontade, e buscar por necessidade, quando se busca por vontade, tende-se a escolher algo que traga um prazer, de forma agradável, para simplesmente manter-se em  um padrão de uma comunidade ou grupo social, onde a renovação da autoestima é constante com pequenos gestos com menos impacto, já no caso de quem busca o segmento de beleza, para poder fazer parte de uma comunidade ou grupo social, já está à parte dele, o esforço será maior, começando pela a própria aceitação, não é fácil ser diferente, mas estar diferente, é pior, viver de forma  retraída, sem perspectiva de mudança natural, é muito angustiante.
Fazendo uso de mecanismos criados para sanar essas dores, é que o mercado de serviços de salão vem crescendo a cada dia, com o grande nível de satisfação, criando acessórios que reparam as perdas diversas que as pessoas tem ao longo da sua vida. Temos artigos confeccionados manualmente e industrializado, para cobrir, amenizar, substituir e aprimorar resultados que devolvem a total melhora na condição de vida interior das pessoas, cuidando a partir do aspecto físico, como no caso de produtos e serviços criados para a manutenção da qualidade de vida dos humanos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Serão abordados teorias e conceitos da área de marketing pessoal, auto estima, serviços de beleza e estudo de casos em que houve ligação com fatos da natureza estudada, abordando situações de cuidados especiais dentro e fora da organização, nesse capítulo ilustraremos as teorias e autores que motivaram essa pesquisa.
2.1 AUTOESTIMA
A autoestima é um estado de espírito que determina o grau de satisfação das pessoas, estado de ânimo, ou desânimo, motivação e saúde psicológica, podemos citar algumas doenças autoimune, ou de difícil tratamento como o câncer,que representa não somente uma doença, mas com ela vem também o medo de quanto o tratamento pode prejudicar o aspecto físico, depois do psicológico.  Por ser uma doença que mata muito até hoje, o câncer vem trazendo além de todo o desconforto que causa, ainda a possibilidade e na maioria das vezes, perda de cabelos e outros efeitos colaterais que o tratamento provoca, pelo fato de alguns casos trazerem mito desconforto, um mal estar e a perda parcial ou total de partes como os  seios, em se tratando de câncer de mama.
Além do desconforto de estar doente, ainda recai sobre as pessoas o preconceito, por  falta de conhecimento e pela insegurança, as pessoas preocupadas em manter a integridade física, acabam olhando para o próximo com um olhar crítico, de medo ou de nojo e por outro lado a pessoa em questão se sente com muito mais constrangida, por não ser compreendido, ou simplesmente ignorado, por isso que tudo o que se puder fazer para amenizar os aspectos que deixem as pessoas em situações constrangedoras, puderem ser evitados, maquiados ou sanados é valido e representa muito para ambos, pois se for acolhido e orientado e tiver acesso a cuidados e tratamento que previna essa situação, a pessoa fica muito mais fortalecido.
O estado de espírito que se retém no momento da avaliação, é quem determina se a autoestima está elevada ou baixa, como se trata de estado, não se tem uma constante, uma estabilidade contínua, o sentido das coisas vão se construindo de modo que o indivíduo se depara com situações, que para manter uma autoestima positiva, é necessário uma constante manutenção em vários fatores da vida da pessoa, a autoestima baixa, pode trazer complicações em toda a vida do indivíduo, podendo comprometer o desempenho de suas atividades, e com o passar do tempo as condições dele viver cada vez mais angustiado, pode acarretar em um mau humor, falta de confiança e muitos coisas decorrente desse estado de espírito, até pode comprometer o
indivíduo, e afetar o seu desempenho, no trabalho, na escola e em todo seu dia a dia, manter a autoestima em equilíbrio é um fator muito importante, manter um bom humor também requer um certo esforço, de acordo com as  dificuldades  diárias.

 As crianças e adolescentes sofrem muito com o impacto que recebem todos os dias nas escolas, nas ruas e até dentro de casa, pois as próprios parentes podem agredir as pequenos sem se dar conta da gravidade da situação, colocando apelidos e enfatizando fatores que os deixam constrangidos, os fazendo sofrer e causando  muitas vezes um trauma carregado por muito tempo pela vida à fora, sabendo que “A família é a principal fonte de  apoio estável, que podem servir de bússola para  guiar nossos passos nos labirintos da vida, é também fundamental o papel  da escola”(ASSIS; QUINTES, 2004, p.10), na prática isso não é muito comum ser avaliado entre eles.
A aprendizagem que os adolescentes adquirem com o convívio social pode refletir em sua formação para toda vida, de acordo com esse entendimento podemos dizer que:

“A construção de uma boa auto estima surge como alicerce de força de vida.  Está profundamente associada à resistência, ou seja, a combinação entre flexibilidade  força para enfrentar os obstáculos, à criatividade para encontrar saída, à visão otimista, às esperanças e a fé, e ao clivo da alegria pelas coisas simples, com isso amplia-se a capacidade amorosa, permitindo a celebração da vida e possibilidade de sonhar” (ASSIS; QUINTES, 2004, p.9).

Cuidar da própria imagem, é um bom começo, tratar da sua “marca”, ajuda a trabalhar sua valorização pessoal na área profissional, a tendência e chegar ao sucesso.  A sociedade cada vez tem se tornado visual, por esse motivo a injeção em valorizar a aparência pode fazer toda a diferença, para que possamos complementar o quanto é importante para a humanidade o cabelo humano, vamos abordar situações em que a tentativa de  recuperar a auto estima das pessoas através de consumo de serviços no segmento comercial de beleza, usaremos o cabelo humano como fonte principal pra abordagem de todos os aspectos a serem mostrados nesse trabalho, levando em consideração que o cabelo faz parte da maioria das pessoas ,que acompanham o ser humano desde o nascimento deveriam  acompanhar sempre, o que muitas vezes não ocorre, a importância se dá tanto pela presença dos cabelos,  como pela ausência.
Se tem cabelos e permanece com eles, pode até passar despercebido, pois é um detalhe comum a todos os seres humanos, mas se a pessoa perceber  que esta ficando  sem seus cabelos, logo passa a se incomodar.  Os cabelos com vida, balanço, brilho, desperta a atenção para a aparência pode informar se  uma pessoa que está bem aparentemente, basta um corte ou uma modelagem para que a auto estima já se faça presente.
Em todos os espaços da vida das pessoas a autoestima é necessária e deve se fazer presente, desde as pessoas envolvidas  na melhoria de vida e reanimação de outras, como  em muitos casos de depressão na situação em que haja perda de cabelos, descaracterizando o comum do ser, que antes era comum ter o cabelos, a perda de cabelos, para o marketing pessoal, onde a aparência e desenvoltura, elegância, charme ou qualquer outro fator que de caracterize o indivíduo, o rotula e os  distingue dos demais,  por fatores externos vindo a provocar  situações em que deixem a desejar, que venham oprimir o impossibilitado de se comunicar, afetando o desenvolvimento psicológico, ou de âmbito social, deixando de alguma forma o indivíduo.

O cabelo humano somado a segmentos pode chegar a ser responsável por dar  às pessoas  com problemas de depressão um escape, ajudando na renovação da auto estima  e da  qualidade de vida, estimulando o ego assim alimentando um comércio que a cada ano aumenta, proporcionado ganhos na economia e geração de  emprego e renda e  fortalecimento do bem estar das pessoa  chegando a um objetivo que é a elevação da auto estima e a satisfação das pessoas ajudando no tratamento da depressão e elevando os ganhos no âmbito empresarial em diversas cidades.  Com base inicial na minha área profissional e na impressionante trajetória de valores e preços e preços que o cabelo propõe e navega,sempre  trazendo expectativas de crescimento, cuidando de frustrações, fazendo rir e chorar,afirmo  que o cabelo é um  elemento natural que remete  a igualdade entre os seres humanos, todos ganham cabelos desde o nascimento,  e ao passar dos tempos sofrem variações de acordo com a genética, produtos químicos usados, tipo de trabalho que executam e muitos outros fatores que podem levar a perda dos cabelos, que podem rotular as pessoas, dando lhes características de identificação, caracterizar  culturas, costumes, mitos, rituais e ao mesmo tempo fazendo alavancar a economia mundial de forma absurda e desenfreada, com  fragrâncias, cores e derivados.

No caso em que os cabelos são perdidos,  a curto prazo, o indivíduo começa a se mostrar um tanto preocupado, mas pelo fato da perda ser gradativa, muitas pessoas podem não perceber,  que com o passar dos anos  os cabelos foram se perdendo, aí   pode surgir uma insatisfação, em algumas pessoas. Há casos em que essa falta de cabelos não parece trazer insatisfação, a falta de cabelos não afeta sua auto estima imediatamente, possivelmente só a longo prazo essa pessoa venha a reclamar, muitos reclamam e não fazem nada, mas a maioria, reage de forma que não aceitando a condição de falta de cabelos em algumas áreas, raspam a cabeça deixando logo uniforme, já que não tem conhecimento, dinheiro ou não dão importância a esse detalhe a ponto de buscar uma alternativa mais atraente, o que para muitos outros pode ser primordial, principalmente quando há aparentemente uma insatisfação,  principalmente quando utilizam  calvície, para pontuar, qualificar ou simplesmente usar  como ponto de referencia, de identificação pela falta deles, classificados como carecas  no caso de homens.

A calvície incomoda, caracteriza e diferencia o indivíduo do outro, chamado de careca, o indivíduo recebe naturalmente uma identificação não programada,um apelido.  O fato dele não ter cabelos, torna-se um marco ou referência no setor de trabalho, na rua onde mora, e perante os amigos e familiares, quando isso acontece e o indivíduo é muito auto astral, tem o espírito extrovertido, tende a aceitar mais fácil a perda dos cabelos e o ganho de apelidos, quando ele não presta muita atenção e a causa da perda dos fios é hereditária, no sub consciente da pessoa, já está guardado a possibilidade de se parecer com o familiar que tem esse déficit  capilar, logo a tendência a ser careca está dentro das possibilidades  de sua vida, mas mesmo assim muitos raspam a cabeça, totalmente, ao ver os cabelos falhos com áreas com pouquíssimos cabelos e outras com tantos e ainda outras áreas simplesmente lisas, totalmente desprovida de cabelos.
 A calvície masculina, tende a incomodar de acordo com Avram; Tsao; Tannous:
“Em geral, os cabelos das regiões parietais e occipital não é afetado, trata-se de uma alopecia sem formação de cicatrizes. Ela representa um processo fisiológico normal  e é a forma mais comum de alopecia ainda assim muitos homens buscam tratamento para a alopecia androgenética por causa do descontentamento com sua aparência estética e da associação com o envelhecimento”(AVRAM; TSAO; TANNOUS, 2008,p.82)

Pessoas que necessitam de ajuda para renovar sua autoestima, são provavelmente pessoas que gostam de ter cabelos, entendem  que seus cabelos fazem a harmonia de sua aparência e sabe que é muito importante mantê-los, pessoas que são vaidosas, normalmente não são radicais em aspectos de mudança,  usam esse item natural par realçar a beleza de seu rosto, não acham a falta de cabelos como um item de formosura ou charme para os homens, como costumam usar este termo de “é dos carecas que elas gostam mais”, na verdade, não funciona bem assim, pessoas que se sentem deprimidas por perder os cabelos, tendem a procurar serviços de cuidados medicinais e até cirúrgicos para reparar essa falta, e  renovar a auto estima, existem casos de depressão por causa da perda de cabelos, homens que vivem afastados de grupos sociais por que tem que usar um boné sempre, todos os dias e se sentem oprimidos, não frequentam festa, como casamento, festa de 15 anos, em fim nenhum evento social que não seja muito legal frequentar de boné.
Muitos homens deixam de ir á igreja, e se vestem sempre esportivo, pois o boné não combina muito com terno e gravata, esse tipo de constrangimento vem atrapalhando a vida de muitas homens, causando depressão, baixa auto estima, isolamento e existem casos mais graves em que  chega ao ponto de que se o amigo retirar o boné de sua cabeça o indivíduo parte para o ataque e briga em qualquer ocasião, não percebendo que apenas o cabelo esta faltando, que tem saúde e condições de trabalhar e viver normalmente. Em se tratando de mulher aí é que tem muito mais peso esse item, segundo Avram; Tannous; Tsao, (2008,p.102) “O padrão feminino de perda de cabelos é particularmente problemático nas mulheres, para as quais a alopecia produz maiores dificuldades sociais e de autoestima do que para os homens com o padrão masculino  de perda de cabelos”
Cabelo, todas as mulheres podem ser identificadas por alguns fatores que as fazem femininas e que são facilmente percebidos, os  cabelos são um desses fatores, considerados como  o véu da mulher, como ouve-se falar ao longo dos anos, todos os aspectos interessantes em um cabelo feminino tende a atrair olhares, uso de acessórios nos cabelos é muito frequente, no intuito de chamar a atenção para si, também é considerado a moldura do rosto, a sensualidade, o balanço, dão um certo poder, as cores que são colocadas para realçar a beleza feminina, os fios aquecem o corpo e a alma, as variações de cortes que são utilizados, em fim, tudo isso ajuda a completar a apresentação de uma mulher.
Assim como nos homens também ocorre a perda de fio, naturalmente, diariamente  caem cerca de cem fios, renovado normalmente pelo organismo, o simples fato do cabelo de  uma mulher estar caindo, logo requer maiores cuidados, pois as mulheres não costumam ter queda de cabelo com  a mesma  frequência que os homens, quando o fato acontece, pode ser hereditário, mas em grande maioria dos casos, são atribuídos a queda de cabelos a alguma doença, ao stress, à falta de vitaminas que fazem o fortalecimento e  a geração dos fios mais saudáveis.
No caso de doenças, temos a alopecia, uma doença desenvolvida com o acúmulo de  grande nível de stress, causando a perda  de fios  em algumas áreas, tipo alopecia Areata,  perda de fios em vários locais da cabeça, que se renova aos poucos, ou na cabeça toda, a Alopecia Total, ainda há casos em que é perdido todos os cabelos e pelos do corpo, Alopecia  Universal, onde as pessoas perdem os cabelos das sobrancelhas, cílios, axilas.   Em fim de todo o corpo, problema que pode ser muitas vezes  irreversível, o indivíduo terá que conviver com a falta de todos os seus cabelos, pelo resto da vida.
Sabendo isso há uma forma de amenizar o sofrimento com aplicação de técnicas específicas que podem fazer a colocação de cabelos de forma que possa devolver o aspecto natural dos cabelos, sem dor e também a aplicação de técnicas de desenhos onde são simulados os fios de cabelos nas sobrancelhas, devolvendo o ar  de normalidade as vitimas dessa doença, no caso do tratamento de doenças como o câncer, que atinge homens e mulheres, sempre causa trauma, desgosto e desespero, o tratamento em si é muito forte, a aplicação a quimioterapia, acarreta na perda parcial de cabelos, em muitos  casos a perda total dos cabelos, é imediata, após o tratamento o cabelo volta a  crescer, a fase mais complicada, ainda é a perda dos cabelos, pois a pressão psicológica que as pessoas passam a ver seus cabelos caindo e tem que raspar é muita vezes maior do que tratar o câncer, o aspecto visível de decadência vividos por todos os pacientes que tem o câncer, deixa todo mundo mais triste.
 A tristeza que as pessoas em tratamento contra o câncer influencia diretamente no metabolismo das pessoas, as deixando mais abatidas com  inicio do processo de perda dos fios, assim como a quimioterapia vem para combater a doença, os materiais confeccionados com cabelo humano, vem também fortalecer a pessoa para um uso desses medicamentos, proporcionando uma aparência mais agradável, e cuidando da auto estima que nesses casos tendem a baixar, as próteses confeccionadas com fibras humanas e até sintéticas, devolvem a  graça dos pacientes e ajudam melhorar o astral das pessoas.
2.2 fundamentos do marketing pessoal
O marketing pessoal, aborda justamente como o individuo se apresenta para os ambientes onde vive, a satisfação  a cerca  da visão do próximo, quando se faz uma demonstração de um fracasso,desmotivação e de insegurança, é assim que todos vão enxergar, com a auto estima elevada, as pessoas tendem a se sair bem nas dificuldades que enfrentam todos os dias, quem tem baixa auto estima, tende a sofrer muito mais, porque a motivação para resolver algo simples lhe falta, e a depressão pode atacar de forma mais contundente, tratar a depressão deve ser sempre com acompanhamento médico, e medicamentos, mas se a pessoas se ver de forma positiva, pode ser mais fácil o tratamento, isso no caso de depressão pelos problemas ligados a aparência, o marketing pessoal atua também. “O Marketing Pessoal é uma demonstração na medida exata das competências técnicas, comportamentais e culturais do indivíduo.”(KANAANE;  KUAZAQUI, 2004, p.30).
A grande massa mundial de pessoas tende a buscar um diferencial, “O verdadeiro profissional é aquele que tem qualificações conseguidas pelo esforço pessoal e pelas forças do meio em que vive.”(KANAANE;  KUAZAQUI, 2004, p.36).
Quando qualquer pessoa não está bem, sente-se abalado e sem ânimo para encarar o seu dia adia com  firmeza e alegria, sã abertas as portas para a baixa auto estima, afetando diretamente até o que o profissional gosta de fazer,  por isso é que é tão importante  a renovação da auto estima dessas pessoas de forma contínua, para um bom desenrolar das tarefas, o que seria mito interessante que todas as empresa pudessem proporcionar algo desse tipo, que resultasse em estimular os colaboradores a agir com mais ânimo no seus afazeres.
O comportamento, as atitudes ao chegar ou sair, o tom de voz, o jeito de andar e de se vestir, pode dizer muito sobre como está, ou como ela é de fato  é essa pessoa é de fato.As roupas podem representar claramente o nosso papel, remetendo o visual a uma análise que fazemos ao nos deparar com alguém fardado, ou formalmente vestido, da mesma forma que não identificamos claramente quem está á frente do negócio se não estiver devidamente caracterizado, a postura ou atitude na hora do atendimento também pode identificar a pessoa responsável. 
A apresentação da pessoa deve estar dentro do padrão esperado pela empresa aonde a pessoa procura ter acesso, se o indivíduo quer fazer parte de determinada organização deve se preocupar em completar os pré-requisitos preestabelecidos por normas internas, que muitas vezes não estão explicitas, mas de certa forma está implícito de acordo com o ambiente, que tipo de roupa deve ser colocada para uma entrevista, que tipo de comportamento se deve ter em um momento de avaliação psicológica, atitudes como modo de sentar, forma de se dirigir, o entrar e ao sair do ambiente em questão, normas comuns que não se expõem, mas está dentro de um entendimento comum, a pessoa deve saber para que fim está  ali, saber algo sobre a atividade da empresa, o setor que está disponibilizando vagas, e saber se há uma possibilidade de identificar-se com algum setor,“se a imagem apresentada pela pessoa foge à procurada pela empresa, vai ser difícil que áreas conservadoras  a aceitem.” (FERRARI, 2008,p. 25).
2.3 marketing  de serviços
O fato de está disponível para fornecer qualquer ato ou informação, gera automaticamente um serviço que pode ser não contabilizado,“ Serviços são atos, processos, atuações oferecidas ou produzidas por uma entidade ou pessoa, para uma entidade ou pessoa”. (BRITNER, GREMLE, 2014, p. 4), que são oferecidos dependem diretamente de uma necessidade, logo o marketing de serviços cuida de sanar essas necessidades, oferecer serviços pode ser muito mais trabalhoso e de importância superior ao oferecimento de  produtos, porque na maioria das vezes requer muito mais tempo e logística, por atuar diretamente na execução, onde o tempo e as condições variáveis de tempo, local e muitos outros detalhes, é efetuado diretamente para o consumidor final ou no próprio consumidor final, como no caso de serviços diretos, principalmente quando se trata de procedimentos estéticos, cirurgias, tratamentos de belezas, procedimentos ligado diretamente à pessoa, em atividades em que o consumidor está presente do início ao fim, nesses serviços são utilizados métodos, equipamentos e  produtos, simples ou  de grande tecnologias.
 Deve ser usado o bom senso e a intuição natural, bem como informações variadas fornecidas pelo próprio cliente, como de que forma deseja o resultado, de que maneira sente-se melhor ou com que tipo de material teve experiências anteriores, esses relatos fazem com que as partes possam chegar mais facilmente a um resultado positivo, usaremos como objeto de estudo os cabelos humanos e seus particularidades, no ambiente em que se investiga, para poder avaliar o quanto é importante o seu uso no complemento da montagem da estética funcional de equilíbrio da parte externa humana, começando pelo profissional da área, se ele não estiver motivado, com sua auto estima equilibrada, o atendimento pode ser um grande fracasso.
 “Ninguém faz um bom marketing se estiver desmotivado: É como tentar vender algo sem energia, sem motivação e sem acreditar em si mesmo.” ( MARQUES, 20013,p. 18).  A força do convencimento, só se faz presente quando o indivíduo incorpora o produto a ser oferecido, seja um produto físico, ou um serviço, ambos devem estar em sintonia com o modo de explicar, o interprete dos efeitos causados pelo produto, precisa ser agradável ao que o apresenta, pois se houver um desencontro entre os dois, a negociação não flui como desejado pelo fornecedor para o consumidor final, o poder de persuasão do apresentador dos produtos está diretamente ligado ao seu bem estar, sentir-se bem ao mostrar algo, torna provável a venda do produto.
Segundo BRITNER; GREMLE ( 2014,p.6 ), serviço ao cliente é:

“O serviço ao cliente também é um aspecto crucial de que chamamos de ‘serviço’. Ele é oferecido como suporte aos principais produtos de uma empresa, que normalmente não cobra por ele. Essa modalidade de serviços pó de ser executada no local, como no caso de um funcionário de uma loja ajuda um cliente a encontrar o item que deseja, ou responde a uma pergunta, ao telefone ou em sessões de bate-papo em tempo real. ” (BRITNER; GREMLE, 2014, p.6).

Relacionando o bem estar ao uso normal de cabelos humanos, sabe-se que provavelmente pessoas que tem cabelos são pessoas comuns, todos nascem com cabelos, apenas quem não nasce com cabelos, são algumas pessoas que tiveram algum trauma, ou má formação, desprovida de alguns fatores que não especificaremos nesse material.
Os cabelos humanos são utilizados para aquecer, diferenciar, dar acabamento como moldura ao rosto das pessoas, caracteriza-se pela textura, cor, quantidade e tamanho, ajudando a diferenciar um ser do outro, o uso do cabelo humano, também serve para camuflar cicatrizes, esconder expressões desagradáveis e encobrir o aspecto triste ou tímido de uma pessoa, no cabelo também é possível encontrar parasitas que sobrevivem do sangue, e que causam coceira, ardência, alergias, fungos e muito mais, dependendo da higiene e de aspectos da saúde da pessoa, usar os cabelos como base para animação.
As práticas usadas desde quando os humanos viram a necessidade de cortar os cabelos para manter a higiene do mesmo, que com o passar dos tempos, foram avançando e criaram técnicas de cortes, modelos e a cada corte um motivo, foram se diversificando, tanto para cuidar mais fácil do couro cabeludo, quanto para aparentar formas e tamanhos variados, corte de cabelo, além da atividade econômica nos locais de execução dos serviços capilares, ainda tem a  satisfação, começa ai um processo de elevação da autoestima, mas da mesma forma que  ao cortá-los pode  ajudar, também pode  trazer uma insatisfação se não sair da forma esperada, resultando  em  uma possível vergonha, constrangimento, podendo levar a   baixa auto estima e insatisfação.
Como vimos o mundo dos cabelos tem muitas vertentes, cada caminho leva a um lugar diferente e de resultados proporcionais, a satisfação pessoal é o final esperado por todos, o ganho está na venda dos produtos, na execução dos serviço e principalmente o resultado que reflete na sociedade em geral.
Por causa da busca incansável do novo, e da recuperação dos cabelos perdidos, é que os lançamentos de produtos novos no mercado é tão frequente, todos os dias estão sendo fabricados, ou lançados e até mesmo testados produtos novos no mercado, como exemplo  temos selantes e redutores de volume como escovas progressivas, escovas gradativas e escova definitiva, produtos que prometem alisar os fios de forma parcial ou definitiva, causando assim uma dependência imediata, mas depois de algum tempo muita gente que tinha os cabelos cacheados ou  ondulados, que resolveu alisar de vez, tende a querer de volta o estado original dos cabelos, fazendo uso de outro tipo de produto para que possa ter de volta o que a natureza havia lhe concedido,  quem antes usou para alisar agora usa outro produto para devolver os cachos “naturais”, entrando em ação novamente a cosmetologia.
Métodos avançados de renovar a autoestima são lançados à todo momento, de forma que os cérebros absorvam que só com novos tamanhos de cabelos, cortes e textura, é que pode ser  possível manter bela a representação visual de cada ser humano, estimulando sempre a inovação e de certa forma a reutilização de coisas, produtos e cores, antes muito usadas, mas que de uma forma mecânica terá sido trocada por outra momentaneamente, fazendo sempre uma reestreia do antigo, tornando sempre novo.
Alopecia, segundo Wikipédia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Alop%C3%A9cia:“é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pelos do corpo, é chamada de alopecia universal”.
O desenvolvimento do sistema nervoso da pessoa que passa por altos níveis de stress, pode ficar lento ou acelerar de repente, pode ter uma perda parcial ou total dos fios do couro cabeludo, desenvolvendo uma doença chamada alopecia e suas variações, tratados com psicólogos e psiquiatras, no controle das emoções e na tentativa de reposição de nutrientes e fortalecedores capilares. A perda de cabelos também pode ser causada pelo uso impróprio de produto cosméticos, quem usa produtos químicos para alisar ou enrolar os fios sem conhecer ou sem ter habilidade no manuseio dos produtos, pode causar danos muito graves aos cabelos.
Tricotilomania, segundo Wikipédia,https://pt.wikipedia.org/wiki/Tricotilomania: (trico = cabelo; tilo = puxar) é um transtorno psicológico mais conhecida por seus sintomas do que pelo seu nome. Pessoas que sofrem desse distúrbio de controle de impulsos arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo. Algumas enrolam os fios no dedo para depois puxar. Nos casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo. Em uma pesquisa cerca de 4% dos entrevistados relataram já ter arrancado cabelos em um momento de ansiedade”.
Casos como tricotilomania, onde a pessoa arranca o próprio fio de cabelo e em alguns casos chega até comer o bulbo extraído com uma pinça ou com a própria mão,causando uma devastação parcial e até completa no couro cabeludo, sem sentir que está comprometendo todo o seu cabelo, sua aparência e diretamente seu bem estar em ambiente familiar e de trabalho, afetando diretamente na sua produção, no dia a dia, no trabalho, e trazendo muitos transtornos capilares, dentre outros casos um que chama muita atenção é a perda de cabelos por conta do câncer, que traumatiza ao saber, ao cair os cabelos e também no processo inseguro de tratamento, almejando um resultado positivo e ainda superar a trave que se instala desde o primeiro diagnóstico até o dia de raspar os cabelos, impedindo muitas pessoas de viverem de forma comum igual viviam antes, toda sua vida muda e as vezes causando depressões fortíssimas, perda de ânimo para viver.
Todo material utilizado na busca de um suporte para manter ou elevar a autoestima pode ser responsável por mais de 50% do desempenho pessoal e profissional de um indivíduo, podendo ser uma alavanca para o crescimento ou ao declínio, no caso da autoestima baixa. Tudo que movimenta qualquer setor da humanidade é guiado por pessoas,  que devem estar em constante aceleração da condição de pensar, produzir e inovar, ou simplesmente adaptar algo já existente, mas com ênfase em desenvolvimento e grandeza diretamente proporcional a o que se quer alcançar hoje eles são vendido á preço de ouro, podendo o mercado atingir a um preço de revenda á cima de 400% do valor de compra inicial, vindo direto do vendedor inicial até chegar ao comprador final.É um bom negócio  investir em produto que está sempre em alta, e varia o preço quase sempre para cima, investir grande valor na compra de cabelos e na variação de componentes em pró  do mesmo, representa investimento com lucro certo, principalmente agora com a incidência enorme de tratamentos que fazem com que os cabelos caiam, partam ou enfraqueçam, os consumidores não medem esforços para adquirir o material, não importa o quanto valha.
As pessoas são o que aparentemente representam perante si mesma e perante os outros, por tanto casos comuns ou raros que venha afetar a auto estima, podendo causar constrangimento, visível ou não deve ser tratado com mais seriedade, um casos no seu ambiente de trabalho,  simples como   de que forma o indivíduo se vê e como essa imagem ao  refletir perante as pessoas pode  desencadear muitas coisas como a  busca para uma solução imediata, a angustia por não ter acesso a informação de maneira rápida e clara sobre formas de amenizar aquele sofrimento, logo podendo desenvolver  uma depressão, ter  a consciência que o  uso de materiais do segmento de beleza se faz necessário, pois muitas dessas depressões são tratadas por médicos , psicólogos e psiquiatras, com o auxílio fundamental de um instituto, ou salão de beleza que reverte de forma gradativa ou instantânea este tipo de  necessidade das pessoas, por falta de cabelos ou algo dentro do segmento de beleza deixa de ser feliz, a busca incansável pela renovação da auto estima, faz toda a diferença para a indústria e o comércio e principalmente para as pessoas, pois tudo no mundo gira em torno de sanar necessidades, muitas vezes criando outras.
As criações que são elaboradas em pró de diversos problemas passados por conta do desequilíbrio emocional e físico das pessoas, trazem também uma melhoria na saúde estética e física do comércio como um todo, despertou o olhar criativo e aguçou a ousadia, onde retardar processos naturais do tempo em relação o corpo humano é o foco principal independente da saúde, já é estudado em muitas área inclusive na estética, os cuidados par rejuvenescimento, e isso já tem gerado muito lucro para as empresas, em se tratando de casos comuns, as empresas  já se dedicam em aumentar o número de consumidores para seus produtos,o que dizer dos que realmente precisam por falta brusca da saúde estética, ou casos raros de falta de auto estima, com certeza o número aumenta consideravelmente, pois a necessidade, não fala , grita mais alto.
2.4  SERVIÇOS DE BELEZA
Obter um visual saudável é necessário, além de processos naturais, guiados pela alimentação atividade físicas que haja investimento em tecnologia, ampliação de estudos que ultrapassem as barreiras dos países em busca de matérias orgânicas, tipo o cabelo humano e ervas, frutos e artigos que venham a ajudar a fortalecer a economia mundial como fonte de inspiração para os diversos cosméticos criados a cada campanha, onde  tudo  está em constante crescimento.

Abordaremos os diversos problemas de saúde em que os serviços de cuidados dos cabelos podem ser essenciais para ajudar no tratamento, dando condições e força às pessoas para enfrentar uma batalha árdua contra problemas relacionados á autoestima, relacionando diretamente os cabelos à saúde, de forma que a falta deles pode  afetar diretamente  como as pessoas se apresentam para seu ambiente social, a perda dos cabelos afetam diretamente o
psicológico, podendo levar a transtornos maiores.

Na área da estética, se faz de tudo para alcançar um padrão considerado ideal, pele macia, cabelos curtos ou longos, bem cuidados, colorido sou sem coloração artificial, em fim, seguir um padrão que e exigido por uma sociedade, requer esforço financeiro, tempo, muito esforço,
além de estudos  constantes de formas diversas de manutenção da estética.Vamos falar em especial dos cabelos,existem atividades que ajudam na recuperação dos  cabelos das pessoas tem um  déficit de cabelos no couro cabeludo, e por esse motivo fazer os cabelos voltarem ou substituí-los chega a ser uma fonte de renovação da autoestima para pessoas que  sentem-se constrangidas, com este transtorno capilar e sem ânimo para frequentar qualquer ambiente, o cabelo humano, trata-se de implante não cirúrgico, alongamento capilar ou reparos feitos com truques e disfarces que ajudam as pessoas a encarar  mais um dia de dificuldades, enquanto espera uma saída mais consistente.

Bens e serviço sem crescimento, impulsiona uma fonte de beleza, elegância, tradição e incrivelmente uma fonte de renda, que movimenta o mercado formal e informal, mexendo com a economia de muitas cidades, comunidades e países, que ao canalizar informações e oportunidades, fazem dos cabelos humanos uma fonte importantíssima para a geração de emprego e renda, sendo usado como matéria e estimulante para a confecção de inúmeras fórmulas manipuladas em pró do melhoramento de tudo que abrange a área de cosméticos, e acessórios capilares.
O Cabelo humano em seu contexto amplo por natureza, consiste em cobrir o couro cabeludo, as orelhas as costas e a face, trazendo assim um calor que protege do frio e protege da luz e de tudo que possivelmente venha a cair sobre a cabeça do ser humano.  Além de enfeitar e diferenciar uns dos outros, pelo tamanho, forma, cor, textura e densidade,  o cabelo também tem poder de encantar, chocar, causar repudia, e atrair olhares e pode estimular a rebeldia, desperta estilos calmos e agressivos de cada ser humano, pela força  da representação simbólica adquirida no decorrer dos tempos, o cabelos traz à sociedade grandezas de certa forma incalculáveis.
 Os valores que os cabelos humanos fornecem á sociedade, tem grandezas variadas, de um simples item que já vem incluso no pacote, até o auge de um santuário, onde o mais importante é o simbolismo, a devoção, que não podem ser avaliados com valores materiais, simplesmente não tem valor comercial, o único valor é o sentimental, para uns de forma menos valiosa, podendo ser avaliado de forma mais convencional, como uma peça de roupa que está muito grande e que pode ser encurtada, para muitos os cabelos são fonte de inspiração, como alguns cantores, que cantam os cabelos, “esses teus cabelos brancos bonitos “, “em baixo dos caracóis dos teus cabelos”  e outras letras cantadas por poetas.”( ROBERTO CARLOS.)
A letra relata o encanto dos cabelos em relação ao tempo vivido, ao ficar branco, logo remete á experiência, aos anos de vida vivido, a outra frase relata o tipo do fio, o formato dos cabelos, e a saudade de quem os tocavam, fonte de inspiração, acessório,parte do corpo humano, qualquer que seja destinado a esse material, terá uma grandeza diferenciada, matéria prima natural, de fonte renovável, de qualidade, resistência e flexibilidade, extraordinária.
Está em alta, faz parte de uma  constante, reforça a estabilidade dos  produtos e empregos ligados diretamente a indústria de produtos para cabelos, gera milhares de empregos diretos e indiretos, peça chave em desenvolvimento do mercado dos cosméticos, sempre em alta, todos os produtos para melhoramento dos fios, lavagem, tintura, modelagem,  tudo em torno dos cabelos tem fortalecido famílias, de classe pobre, média e também de classe A, pois o abastecimento desses produtos e de tudo que faz parte dessa cadeia, tem levado as  famílias a  se desenvolver e colocar seu próprio negócio, desde o químico, que estuda ativos para melhoramento dos produtos, passando pelas industrialização, distribuição e até chegar o consumidor final, nessa cadeia entra desde consultoria de vendas, marketing, propaganda, gráfica, fornecedor, e muitas outras áreas ligadas ao fio de cabelos humanos, são estimulados de acordo com a necessidade.
Muitas pessoas tendem á vender ou comprar cabelos, um ritmo frenético que cada dia mais nos envolve, de forma que sempre estamos precisando de algo, se não estiver, damos um jeito de precisar, a mídia nos mostra que um produto é maior, é melhor é mais macio, moderno, colorido, resistente e isso faz com que tudo gire ao redor desse mercado compulsivo, em busca da satisfação que sempre vai mais longe, e em nossa marcha, não conseguimos alcançá-la, abrir sua própria empresa e  a administrar,  saber a hora certa de investir, é muito complicado, a tomada de decisão é um momento primordial para o empreendedor, que pede a hora certa, um empreendedor  tem sempre que estar pronto para tomar decisões desde  simples até a mais complexa, mesmo que para isso tenha que haver alguns sacrifícios isso  exige  muita coragem.
Cuidado, planejamento e dedicação para alcançar um resultado promissor, não é fácil, administrar, é conseguir ter controle interno, de si e só depois algumas atitudes deverão ser tomadas, chega a hora de questionar os princípios, avaliar se vale a pena segui-los, o quanto são importantes e o que verdadeiramente eles trazem para  a realidade, o que sempre foi tradição de acordo com as condições podem ficar um pouco de lado, em momento de investimento, se administra o que se tem e depois deve-se buscar o que está faltando, para que o equilíbrio comece a voltar.
O ser humano é adaptável,e tudo que se permitir fazer pode dar certo, basta não se desesperar, a calma é imprescindível, se torna mais fácil entender e reagir de forma mais segura depois de avaliar as causas e entender que rumo tomar,tentar resolver os problemas de cabeça fria é bem melhor, mas as coisas não acontecem de forma premeditada, a surpresa traz um impacto muito forte, é bom condicionar a mente a tomada de decisão e sempre avaliar uma saída se algumas coisas saírem erradas, a fase do primeiro momento é muito importante, depois desse momento é que tudo tendo mais careza.
O poder que a sociedade tem sobre o indivíduo não tem o mesmo peso para todos, nem é sentido da mesma forma, as pessoas que trabalham em empresas formais, de vestimenta comum entre si, de hábitos comuns, tendem a ter uma sequencia a seguir, o diferente, sempre causa um desconforto, uma curiosidade, ou simplesmente espanto, as formas encontradas para representação de rótulos, cada vez mais estão nos cabelos, as crenças, as raças, representa muito forte na cor, textura, densidade dos cabelos, a forma de penteá-los, de deixar soltos e os acessórios que usamos, tudo representa uma linguagem.
A globalização fez com que tudo no mundo ficasse mais próximo, principalmente através da internet, uma ferramenta importantíssima para a administração global de informações, estabilidade no conhecimento, informações instantânea, de acordo com o aparecimento constante de doenças, cujo tratamento tende a levar a perda dos cabelos, o mercado dos acessórios estão em alta, substituição total ou parcial dos cabelos, devolvendo assim a qualidade de vida das pessoas.  
A linguagem dos cabelos consiste em formas, volumes, tamanhos além das cores e texturas que se comunicam, passando símbolos numa linguagem cultural, saudável, desprezível, de acordo com o ponto de vista dos que os observam. Toda forma de expressão é válida, as forças existente ao redor de todo mundo, como a sociedade, necessidade, a vergonha e o bem estar impulsionam o indivíduo a superar obstáculos e deseja resultados surpreendentes a cada dia, mas  nem sempre o que temos ou somos  nos acompanhará pelo  resto da vida, deve-se ter cuidado, e sempre estar prontos para mudanças, a busca constante do equilíbrio emocional se faz necessário em toda nossa existência, na administração de qualquer negócio, sempre haverá momentos importantes que oscilam entre parar ou continuar, saber o momento certo de parar e de retomar é fundamental.
Autoestima é uma sensação que determina o grau de satisfação das pessoas, estado  de espírito, motivação e saúde psicológica, baixa ou alta, o aparecimento de uma doença como o câncer pode provocar olhares de questionamento ou pena, pode ser visto como preconceito. Não basta achar que é preconceito, até pelo fato da falta de conhecimento, as pessoas temem que seja algo contagioso, até porque nos manter vivos é o nosso bem mais precioso, e ao sentir que pode ser afetado, logo tem uma defesa que é de afastar essa possibilidade, recriminar alguém que estranhe o diferente é também uma forma agressiva de se colocar da mesma forma que aquela pessoa está se colocando, prevenção de contato e de até respirar o mesmo ar, não pode ser avaliado simplesmente como preconceito.
As pessoas tendem a se afastar de algo muito novo que esteja camuflado, então uma pessoas que usa uma mascara, nos tempos de hoje, com a quantidade de vírus, bactérias e informações sobre elas viajando nas mídias, nos leva a prevenir qualquer contato inseguro, o câncer de mama, por exemplo, não é transmitido no contato físico, mas quem está aparentemente doente, não tem escrito na testa que está com câncer, mesmo quem sabe que doença o  doente tem, pode não sentir-se muito bem ao estar perto, causando a impressão de afastar-se por preconceito, pode ser por não querer sentir pena ou imaginar estar perto de alguém assim, para tratamento é muito importante, mas manter o ambiente interno tratado é de grande   importância.
O aspecto físico do indivíduo, muitas pessoas que já se informaram não tem medo nem cisma de ficar perto de pessoas com câncer, mas para isso é necessário que as pessoas ao redor saiba que aquela doença é câncer, pois com aspectos parecidos, tem algumas doenças até mais grave, como AIDS por exemplo, como saber se é uma ou outra? ninguém deve dar satisfação de onde vai com que doença está, por isso para o tratamento ser eficaz é de grande importância colocar o paciente em condição psicológica favorável e com  acesso aos tratamento de forma menos constrangedora, caso não faça isso pode levar além da doença que já se tem, encaminhar par o sentido mais perigoso que é a depressão, onde o indivíduo fica mais vulnerável.
A depressão, vai além das questões de diagnóstico comprovadamente, com surgimento de vírus ou bactéria, é um problema que é muito difícil de resolver e afeta ainda mais a pessoa com câncer, ou que tenha um problema que seja encarado como quase impossível de vencer, se não cuidar os dois fatores levam mais rapidamente o paciente à morte, foi o que aconteceu com  a cliente e amiga, que chegou á óbito, mesmo quando teve todo acompanhamento.
Pessoas buscam incansavelmente uma solução para seus problemas, amenizar o estresse que atua em todo mundo, é uma tarefa árdua, mas com o uso de materiais simples, podemos tornar o dia a dia mais agradável para se viver, visando que todos precisam de estar bem e sentir-se motivados, o marketing pessoal, é principalmente sentido pelos o utiliza, a respostado que o outro enxerga em nós é quem determina como podemos estar e nos posicionar  diante de todo o mundo, a aparência pode ser fundamental para o progresso, ter dificuldades de entrosamento  ou ter aspectos que reflitam algo negativo, logo pode levar  a um desequilíbrio, a falta e cabelos, alopecia, tricotilomania, calvície e traumas relacionados.
O marketing pessoal atua onde o indivíduo precisa de um diferencial, para um mercado cada vez mais exigente, ser destaque e diferente dos outros , sem perder a classe a educação e manter um ritmo especial que só um tem, quem não tem cabelos ou que precisa complementar,  vai em busca de artigos importados para dar sentido aos fios que ainda restam, prótese capilar, ou mega hair, crescendo o consumo de   confecções de artigos considerados de luxo, pois além de embelezar as pessoas “devolvem-lhes a vida”, as pessoas gera uma ênfase muito grande  no ato de compensar a perda ou a falta, com aquisição de acessórios, que diretamente são comercializados  em pró da reposição dos cabelos perdidos, até o uso de medicamentos para tentar fazer os cabelos crescerem antes do tempo, de todas as formas o cabelo faz crescer o comércio, também quando à medida que se perde o fio, se compra algo para repor , seja de ordem estética ou medicamentosa.
O grau de necessidade de ter cabelos é tão grande que devido à procura da perfeição as industrias de cosméticos lançam toneladas de produtos no mercado para manutenção  constante dos fios, proporcionando assim a empregabilidade e o crescimento econômico  de vários países.Há algum tempo os cabelos eram de fácil aquisição, á final são gerados naturalmente pelo organismo, as pessoas cortavam e deixavam no salão, ou simplesmente jogavam no lixo, o que antes era considerado lixo, hoje é artigo de luxo, seu custo tem aumentado a cada ano.
 A procura por implantes não cirúrgicos, alongamentos capilares foi aumentando, o mercado enxergou que havia forma de investir na ideia de colocar cabelos em quem perdeu, e comprar dos que não queriam mais, ou precisava de algo mais necessário do que cabelos no momento, então foi lançado a busca direta e indireta dos cabelos, chegando até a famílias inteiras venderem os cabelos para ter uma fonte de renda mesmo que momentânea para compra de  alimento, outros para aquisição de objetos de grande necessidades, ou apenas mudança de visual aproveitando a recompensa,hoje a procura está sendo em alguns lugares maior que a oferta, e isso fez com que o preço do cabelos humano aumentasse muito.
Muitas pessoas, conseguem sobreviver graças ao cabelo, muitos trabalhos informais, na manutenção capilar de familiares, vizinho e amigos, esse comércio informal surgiu desde que se deu início ao corte de cabelos, e tratamentos em geral, as comunidades carentes viram nessa ferramenta, que soa como barato “ser cabeleireira”, um jeito de trabalhar em casa ou a domicílio, ao mesmo tempo poder desempenhar a função de dona de casa, as mulheres dessas famílias começam a ter uma renda complementar, por ser uma função que não regulamentada, se passava de mãe para filha, cuidar dos cabelos  era ser cabeleira, qualquer dona de casa que se dedicasse aprendia a cortar os cabelos dos garotos e aos poucos conseguia o sustento de seus filhos de forma honesta e ainda por cima artística pois  manusear os cabelos, se torna arte nas mãos de quem o faz, a regulamentação da profissão veio depois de muitos anos de mercado familiar.
Um dos fatores que levam o cabelo humano ser avaliado como um dos principais itens responsáveis pela renovação da autoestima, é o acompanhamento feito a mais de 15 anos, no salão Cores e Mechas, e em demais salões que trabalham com alongamento capilar, no comercio a cada ano aumenta mais a quantidade de salão de beleza, com o atendimento a clientes comuns e a clientes que por ventura tem algo  diferente de outros, devido a algum trauma que sofreram ou problemas de saúde, mostrar que o cabelo humano é responsável por muitos empregos e renda direto e indireto todos em busca da assistência aos clientes e a conquista do pão de cada dia na periferia do todas as cidades e em grandes centros comerciais, levando em consideração que a cada compra de objetos como, roupas, perfumes e calçados, o item que finaliza todos os outros são os cabelos, cremes, relaxantes, hidratantes, géis e muitos outros produtos e acessórios para os cabelos.
Grande parte dos salões é composta por pessoas empreendedoras autônomas,  empresários individuais, ou “simplesmente”funcionários, a quantidade de pessoas “trabalhando para si” é muito grande, todos buscam o crescimento econômico e seguem um só ideal,satisfazer as necessidades do próximo, para que possa assim satisfazer as suas necessidades, dando prioridade ao atendimento de pessoas que buscam esse bem estar, a troca existe em todos os seguimentos de mercado, mas a troca mais justa é a oportunidade de satisfazer seu próprio ego ao satisfazer o outro, isso é incrível no mundo dos salões de beleza, com procedimentos administrados por quem faz a vida do próximo valer a sua própria vida, valor incalculável e impagável, o valor financeiro recebido em troca desse prazer, serve simplesmente para manutenção do profissional no que se diz respeito a necessidades fisiológicas e de sobrevivência, o alimento que define a importância dos serviços prestados por pessoas que transformam vidas é a satisfação do dever cumprido, mostrando que sempre à frente de qualquer atendimento, deve ter a satisfação das pessoas elevação da sua autoestima, isso  fortalece o interior de ambos, transparecendo no exterior de forma clara, alimento da alma, por isso todo atendimento de prestação de serviço deve visar primeiramente o resultado e a satisfação do cliente, só  após é que  deve vir o valor financeiro.
Em alguns casos a perda dos cabelos, pode ser encarado como um estigma, a maioria das pessoas nascem com cabelos, como o cabelo humano sempre acompanha a vida de todos os seres humanos, é comum que as identificar como o mercado  que movimentam o mundo dos cabelos, mostrando que tudo as pessoas  querem é serem notadas de forma agradável, na falta dos cabelos, tornam-se vulneráveis e passivos de desconforto e desestabilidade emocional, situação que pode ser reparada com a aplicação de um enxerto capilar, através de alongamentos, ou próteses capilares, devolvendo a quantidade dos fios, um investimento satisfatório e lucrativo que  trata da elevação da auto estima e do bem estar, despertando o interesse no indivíduo de  sair, frequentar locais mais agitados, vontade de aparecer, estimula o ego  dando nova ênfase em sua vida através da estética, pois a vida é mais bela literalmente começando pela aparência em todos os estágios da vida,social, econômica e cultural, o ato de estar bem abrange imediatamente o ego, mostrando com mais segurança a verdade  das coisas que aprecem expressas  à olho nu.
Um fato importante para fortalecer a humanidade é fortalecer a integridade física, e a administração constante da parte externa das pessoas, começando pela higiene, através das vestes podemos identificar um possível comportamento, identificamos muito pela forma externa, existem casos que a aparência diz uma coisa e o interior diz outra, mas sem acesso a tempo e a um diálogo, a aparência é o que temos para avaliar, partir do ponto de abordagem visual, isso vale para tudo. Cabeças com problemas de falta de cabelos sem demonstrar que fora retirado propositalmente, expressam imediatamente que há algo errado no interior dela, as vestes do corpo, pode representar o potencial econômico, financeiro daquele indivíduo, isso vale para  equilíbrio na  vida dos seres humanos.  As forças da natureza, o tempo, e a falta de boa qualidade na alimentação, na vida em geral, de forma muito assídua eleva  o crescimento das vendas de produtos e serviços de beleza que  hoje conduzem as empresas, uma corrida contra o tempo para atingir a perfeição, enfrentando os desafios, dificuldades e obstáculos impostos às pessoas em seu cotidiano.
O mercado fornece ao consumidor formas que  representam  uma constante busca de estar, sempre almejando a renovação da autoestima, com  uma convicção que o dinheiro pode tem um papel importante para  mostrar que  o fator primordial é  o ser humano  e suas condições, ser, estar,viver,crescer e se manter bem e renovado. Uma empresa que se preza, preza primeiramente pelo atendimento procura obter o foco do cliente, e tem cuidado com seu item mais valioso que é o cliente, o foco na satisfação e eficácia que o produto  proporciona ao consumidor final, principalmente quando esse material trata de um produto de grande repercussão na vida social dessa pessoa.
Pessoas se acostumam a se ver por completo e se  em algum momento o cabelo começa a fazer falta, a tendência é logo procurar um dermatologista, ou remédios caseiros que possam fortalecer os fios, esses fios servem além de tudo, para dar acabamento nos rostos,emoldurando a face de forma que caracteriza um detalhe de estrutura da estética facial de  cada pessoa ao aparecer de uma possível perda, é o suficiente para desmontar qualquer pessoa, afetando o fator psicológico.
O mercado: busca para a satisfação com a aparência, quantidade e qualidade dos cabelos, faz parte de um mecanismo que impulsiona as vendas de produtos e acessórios de cosméticos no mundo.   A saúde: Abordagem à pessoas que estão  passando por dificuldades de saúde, ou de erros em manusear produtos químicos, que pelo qual acontecimentos diversos vieram a provocar queda, a quebra ou causa ainda mais grave em seu couro cabeludo, possa tirar  bom proveito de experiências vividas em outros pessoas, á fim de resolver traumas que de forma muito comum afetem a auto estima da mulher e do homem,  provar que o que importa para qualquer comércio no final de tudo é a satisfação dos clientes.
O câncer não causa a perda dos cabelos, o que causa na verdade a perda dos fios é o tratamento, para curar a doença que é muito forte, quimioterapia e radioterapia, a perda brusca dos cabelos afetam diretamente os que rodeiam homens e mulheres, no mercado de trabalho, alguns setores podem ou não ter restrição para absorver quem não tem cabelos, salvo exceções.  Os homens sofrem muito com a perda dos cabelos, pois os casos muitas vezes não d origem hereditária, não tendo muito o que fazer para a prevenção, ser careca não impulsiona a maioria dos cargos empresariais no país, mas muitas áreas o indivíduo tem que se valer da simpatia, versatilidade, elegância, por falta de cabelos.  
Os tipos de cortes influenciam diretamente no mercado de trabalho, empresas conservadoras, jamais aceitam em seu quadro de funcionários um candidato que tenha os cabelos com dreads, trançados ou grandes e coloridos, o tipo de corte de cabelos indica mais ou menos como é seu comportamento interior, ou simplesmente emitem essa informação para os demais que não os conhecem, cabelos com gel bem arrumado e com pouco volume, passa usam imagem de organização e limpeza, competência e demonstra ser um apto a seguir normas, já cabelos Black Power, passa uma imagem ousada e de predisposição ao radical e novo, mas passa uma certa preocupação em seguimento de normas e diretrizes passadas pela empresa, as cores dos cabelos também diz muito sobre a pessoa de forma que a primeira impressão é a que fica.
Na hora de uma seleção os cabelos podemos definir parte dos pré-requisitos exigidos na empresa, a tecnologia da cosmética evolui a cada ano proporcionando cuidados especiais para os cabelos, girando a engrenagem do consumo e realizando pesquisas e descobrindo fauna e flora que a natureza oferece em pró dos cosmético e da saúde dos fios capilares, a indústria dos cabelos  revela estrelas de proporção inestimável, pessoas que se dedicam a fazer obra para realização plena de pessoas que algum dia na vida “deixou de viver” por falta de cabelo.
O avanço na criação de couros cabeludos artificiais perfeitos que imitam a pele humana tem
revolucionado o mercado da estética e da saúde, pois estudos revelam que grande parte de recuperações de traumas em que acarretaram a perda total dos cabelos são totalmente restabelecidas  a partir da pele sintética em cabelos humanos, como trata-se da prótese capilar feminino e masculina, uma tecnologia encontrada nos países da Europa, Japão e outros, devolvendo a força de viver da população desprovida de fios capilares, podendo assim ter a realização da reestruturação capilar, forma de aplicar parte de couro cabeludo sintético com cabelos humanos, nas áreas afetadas e sem cabelos, reconstruindo assim toda a estética capilar do indivíduo.
Na vida tudo está em constante movimento, o dormir o acordar, as vidas em diversos grupos sociais, a frequência de uma marcha que sempre cresce até o que não é rotina, pelo simples  fato de ser sempre diferente, repetitivo, passa a ser. o costume que enfeitiça a todos tornando a vida um ciclo vicioso, que os valores são pesados de acordo com o ambiente frequentado, a relação de amizade gerada pela consistência da intimidade, ao qual o ser humano se submete no trabalho, no ciclo de amizade e em sua própria família, os laços se consolidam se tornando mais forte a cada momento, o bem estar  é uma ferramenta muito importante para a sustentabilidade interna e externa de um indivíduo,ou de um grupo, logo fator importantíssimo para uma vida saudável e de grande progresso, ao sofrer qualquer impacto que de imediato afete direta ou indiretamente a sua auto estima, pode deixar o  indivíduo vulnerável, e sem ânimo para enfrentar o dia a dia , que é no que consiste a vida,viver o hoje projetando o amanhã, temos um ilustre inquilino, hospedado em nossa cobertura,os fios de cabelo,basicamente formados por queratina, é dividido principalmente em cutícula, medula e córtex.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante dos fatos abordados, foi levado em consideração o fator humano, com intuito de expor as condições em que se encontra a humanidade, tendo em vista que o ser humano busca   sobreviver da forma melhor que puder, mantendo movimentos alegres e transformando momento tristes em possibilidades.
Nesses problemas que foram abordados, tanto tem um direcionamento para o bem estar das pessoas, bem como para o fator crescimento, tecnologia e qualidade, pois todos os materiais que se tem hoje, é ou foi objeto de estudo por muitos cientistas, as criações variadas de cores, texturas, as habilidades artesanais das pessoas, sempre contribuem para um crescimento como pessoas e para um comércio gigantesco, que transforma as oportunidades em qualidade de vida e crescimento financeiro, por isso é o que o segmento comercial de beleza tem fortalecido com tanto fervor o comércio e a indústria, tem fortalecido o principal ponto que esse mercado precisa, o ser humano, nas suas mais profundas dores, angustias e incansável busca da felicidade.    
O salão de beleza Cores e Mechas na pessoa de Rosineide Santos, oferece nesse trabalho um resgate de seres introspectivos, que estão em um mundo frio e sem ânimo, e traz todos para condições de inclusão e de acolhimento, não deixando de lado a valorização de um bom trabalho e a recompensa financeira, mas principalmente o retorno de uma linha de raciocínio que rege o crescimento de forma mais sensata e com amor ao próximo, sabendo que sem dinheiro não se faz nada, mas se faz muito melhor, quando usamos também e em boa quantidade a ética, os bons costumes a consideração ao próximo e a vida á cima de tudo, Deus.    
O mundo cada vez mais precisa de recursos que venha ajudar as pessoas em suas vidas, todo material estudado tem origem artesanal, depende da habilidade de muitos, que se dedicam a salvar literalmente vidas, sem esses serviços as pessoas não teriam muita esperança, o visual que temos de nós é o que reflete para toda a sociedade, e o que a sociedade nos devolve em resposta, nos faz crescer ou nos derruba, estes estudos pode ser a saída para muita gente, que até parece estar morto em vida, alegria ainda é um santo remédio, isso vale para todo mundo.
Esse trabalho demonstra, diante do que foi apresentado que a recuperação da estética, traz atrelado a ela, mais saúde e mais garra para vencer as adversidades da vida, o tratamento da aparência reflete diretamente no interior das pessoas, se tornando praticamente um remédio, e ajudando imediatamente a  conquistar a cura, pois quem está necessitando de renovação da auto estima, não precisa estar com uma patologia, para se considerar doente, mas pode sim estar com a doença da alma, angustia, abandono, frustração, depressão, o segmento comercial de beleza, através da renovação da auto estima das pessoas e do marketing pessoal, devolve  a vitalidade e recupera pessoas em pouco tempo.
REFERÊNCIAS
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AVRAM, Marc R; AVRAM, Mathew M; TANNOUS, Zeina; TSAO, Sandy.  Atlas Colorido de dermatologia Estética. São Paulo, Ed. AMGH  Editora Ltda,  2008, cap.14, 15, p. 82, 102.
BRITNER, Mary Jo; GREMIER,  Dwaiane; ZEITHAML, Valarie A. Marketing de serviço.  A empresa com Foco no Cliente, São Paulo, 6ª ed. 2014, cap. 1, p.4, p.6.
FERRARI, Ana Paula. Beleza á venda .  Autoestima não tem preço, Brasilia DF. Ed. Thesaurus, 2008, p.25
KANAANE, Roberto; KUAZAQUI, Edimir.   Marketing e Desenvolvimento de Competência. São Paulo –SP.  Ed. Nobel, 2004, p.30, p.36.

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